Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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TRABALHO EM EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DE SAÚDE: UM RELATO A PARTIR DA VIVÊNCIA EM SERVIÇO DE UM GRUPO PET-SAÚDE
Valéria Teixeira da Costa Matos, Rozilaine Redi Lago, Thayrine Medeiros Milhomem, Celso Gustavo Ritter

Resumo


Caracterização do problema: Dificuldades como o despreparo e a deficiência na formação dos profissionais contribuem para a manutenção de um sistema de saúde hegemônico e hospitalocêntrico. Torna-se importante encontrarmos caminhos para a substituição de práticas tradicionais.  O trabalho em equipe nos serviços de saúde objetiva a reorganização da atenção de forma a provocar mudanças nos processos de trabalho e nas formas de atuar individual e coletivamente. Descrição da Experiência: A partir das vivências proporcionadas ao longo do projeto, no âmbito da integração ensino-serviço-comunidade, foi possível extrair a percepção dos alunos, preceptores e tutores envolvidos no PET-RAPS, produzindo assim um relato que perpassa a integração entre a IES, Unidade de Saúde da Família Jardim Primavera e Centro Estadual de Formação de Pessoal em Saúde da Família do Tucumã, bem como o envolvimento indireto com os demais cenários de prática inclusos no grupo PET-RAPS, dentre outras articulações. Efeitos Alcançados: Para os estudantes, enquanto profissionais de saúde em formação, a participação na experiência PET-RAPS, foi determinante para que conceitos de trabalho em equipe, em especial da atuação da equipe multidisciplinar, até então abordados de maneira muito teórica na Universidade, fossem fundamentados, arraigando o conceito de que saúde não se faz com a atuação isolada de um único profissional. Do ponto de vista dos preceptores e tutores a vivência do PET-RAPS trouxe para o serviço a possibilidade de aprendizado significativo com alunos de áreas distintas, propiciando um espaço de troca de experiências e conhecimentos com ressignificações e saberes. A inserção de bolsistas da área da medicina e nutrição na equipe proporcionou oportunidades únicas de atendimento, e olhar diferenciado sobre o trabalho. Recomendações: Inserir desde a Academia conceitos de trabalho em equipe, e construção conjunta de cuidados, proporciona a construção de profissionais com o olhar voltado para a integralidade no cuidar. Além disso, permitir que equipes já consolidadas recebam os estudantes em seu ambiente de trabalho enriquece não só o processo de aprendizado destes, mas todo o serviço envolvido.

Palavras-chave


PET-Saúde; Equipe Multiprofissional; Aprendizado Integral

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