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EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO UTERINO
Resumo
Introdução: A educação popular em saúde caracteriza-se pela participação de diferentes grupos no processo de aprendizagem, transformando as informações em ferramentas de mudanças. Além de permitir o diálogo e a troca entre o saber popular e o científico, ambos essenciais no processo de aprendizagem. Nesse sentido, a composição e utilização da música como tecnologia de educação em saúde proporcionam informação, participação e autonomia do sujeito no processo de mudança e aperfeiçoa atitudes favoráveis à saúde. O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência da composição de uma música popular que tem o propósito de despertar na população feminina residente de uma comunidade da periferia de Fortaleza-CE a necessidade de ações de autocuidado no que concerne a prevenção do câncer de colo do útero (CCU). Objetivo: relatar a experiência da composição de uma música baseada na educação popular em saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência acerca da composição de uma música popular. Teve-se a ideia de compor uma música que abordasse os conceitos pertinentes à prevenção do CCU, de uma forma criativa e dinâmica, valorizando a educação popular em saúde. A composição da música ocorreu em três momentos: I – escolha da temática a ser abordada; II – contato com um cantor popular; III – composição final da música de acordo com a temática proposta. Resultados: No panorama atual, na execução de seus múltiplos papéis e atividades cotidianas, a mulher deixa de cuidar de sua própria saúde, postergando exames preventivos básicos e rotineiros, como é o caso do Papanicolau. Quando decide fazê-lo, o faz de forma automatizada, sem o conhecimento adequado acerca de sua função e dos cuidados que o precedem, bem como de qual o intervalo ideal de realização do exame. Conclusão: A educação em saúde popular é um dos instrumentos fundamentais para o trabalho do enfermeiro, visto que através dela se pode despertar a consciência dos sujeitos para a mudança de comportamentos que visem melhorar as suas condições de saúde. Dessa forma, os profissionais de enfermagem precisam se permitir a utilizar diferentes tecnologias educativas com base na educação popular. A criação de uma música como estratégia educacional em saúde para mulheres na prevenção do CCU foi uma experiência satisfatória, pois propiciou, de forma lúdica, o debate e a reflexão de questões inerentes à temática.
Palavras-chave
enfermagem; educação em saúde