Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO UTERINO
Rita de Cássia do Nascimento Ferreira de Queiroz, Priscila Fontenele de Paula, Saiwori de Jesus Silva Bezerra dos Anjos, Carla Suellen de Sousa Pires, Ana Karina Bezerra Pinheiro, Priscila de Souza Aquino

Resumo


Introdução: A educação popular em saúde caracteriza-se pela participação de diferentes grupos no processo de aprendizagem, transformando as informações em ferramentas de mudanças. Além de permitir o diálogo e a troca entre o saber popular e o científico, ambos essenciais no processo de aprendizagem. Nesse sentido, a composição e utilização da música como tecnologia de educação em saúde proporcionam informação, participação e autonomia do sujeito no processo de mudança e aperfeiçoa atitudes favoráveis à saúde. O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência da composição de uma música popular que tem o propósito de despertar na população feminina residente de uma comunidade da periferia de Fortaleza-CE a necessidade de ações de autocuidado no que concerne a prevenção do câncer de colo do útero (CCU). Objetivo: relatar a experiência da composição de uma música baseada na educação popular em saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência acerca da composição de uma música popular. Teve-se a ideia de compor uma música que abordasse os conceitos pertinentes à prevenção do CCU, de uma forma criativa e dinâmica, valorizando a educação popular em saúde. A composição da música ocorreu em três momentos: I – escolha da temática a ser abordada; II – contato com um cantor popular; III – composição final da música de acordo com a temática proposta. Resultados: No panorama atual, na execução de seus múltiplos papéis e atividades cotidianas, a mulher deixa de cuidar de sua própria saúde, postergando exames preventivos básicos e rotineiros, como é o caso do Papanicolau. Quando decide fazê-lo, o faz de forma automatizada, sem o conhecimento adequado acerca de sua função e dos cuidados que o precedem, bem como de qual o intervalo ideal de realização do exame. Conclusão: A educação em saúde popular é um dos instrumentos fundamentais para o trabalho do enfermeiro, visto que através dela se pode despertar a consciência dos sujeitos para a mudança de comportamentos que visem melhorar as suas condições de saúde. Dessa forma, os profissionais de enfermagem precisam se permitir a utilizar diferentes tecnologias educativas com base na educação popular. A criação de uma música como estratégia educacional em saúde para mulheres na prevenção do CCU foi uma experiência satisfatória, pois propiciou, de forma lúdica, o debate e a reflexão de questões inerentes à temática.

Palavras-chave


enfermagem; educação em saúde