Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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A EDUCAÇÃO FÍSICA NA SAÚDE MENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Rosângela Gomes dos Santos

Resumo


O conceito de saúde é inerente a um estado de bem estar físico, mental e social, e não apenas ausência de doenças. Em virtude disso, ressalta-se a importância de diferentes profissionais de saúde nas práticas que contemplem um completo bem estar. Dentre outras profissões, a educação física mobiliza códigos e funções na busca por outras formas de organizar o cuidado em saúde, identificados com a reinserção social, a desisntitucionalização e a humanização, características essas atribuídas também a saúde mental. Nos últimos anos, as possibilidades de inserção de profissionais de educação física no contexto da saúde pública tiveram um significativo aumento. As residências multiprofissionais da área da saúde é umas dessas possibilidades. A escola de saúde pública do estado do ceará oferece vagas na residência multiprofissional com ênfase em saúde mental coletiva para profissionais de educação física, na qual estou inserida. Através dos relatos e observações realizadas é possível perceber que as práticas corporais que estão sendo realizadas individuais e coletivamente durante a residência propiciam ao usuário melhoria significativas da qualidade de vida, autoestima e autoconfiança, diminuição de transtornos de humor, redução discreta de consumo de medicamentos, melhoria da qualidade do sono, amplitude das funções cognitivas e favorecimento da formação de redes de suporte social. Contudo, de todos esses benefícios, a função social parece ser mais relevante. As atividades buscam a inclusão de toda a comunidade, não restringindo o acesso apenas às populações já adoecidas ou mais vulneráveis. Uma das características da atividade física é a possibilidade de se trabalhar em grupo, propiciando a interação social e oportunidade de sedimentar vínculos afetivos através do encontro humano. A atuação na residência esta me proporcionando uma vivência em diversas situações onde me sinto provocada e impulsionada para outro lugar do saber/fazer na qual nunca estive antes. Atendimento estendido aos familiares, acolhimentos, escuta qualificada, desenvolvimento de potencialidades manuais, criação de oficinas reflexivas e construção/participação em projeto terapêutico singular são algumas experiências inovadoras e desafiadoras. Mesmo não sendo a educação física a principal área relacionada à saúde metal, já que esta é uma profissão sem tradição na área e cuja contratação não é obrigatória, a possibilidade de atuação profissional esta sendo ímpar.

Palavras-chave


Saúde Mental; Educação Física