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DISTÚRBIOS ALIMENTARES: UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO
Resumo
A insatisfação com a imagem corporal tem despertado forte interesse entre os pesquisadores, principalmente devido à sua estreita relação com os transtornos alimentares tais como obesidade, anorexia e bulimia. Tais transtornos são caracterizados pelo desejo persistente de emagrecer, medo mórbido de engordar e não aceitação de seu corpo. Essa distorção da imagem corporal têm causado em crianças, adolescentes e adultos graves prejuízos biológicos, psicológicos e aumento da morbimortalidade. Tendo em vista que tais distúrbios alimentares têm atingido cada vez mais crianças e adolescentes, os acadêmicos do 3º ano do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Pará, optou por trabalhar essa temática sob a forma de educação em saúde, em uma comunidade escolar, através de praticas educativas com a abordagem “Distúrbios Alimentares: Anorexia,Bulimia e Obesidade”. O objetivo foi discutir com escolares conhecimentos acerca de uma alimentação saudável e dos distúrbios alimentares gerados pela má alimentação. Foi elaborado um questionário com perguntas fechadas e aplicado comum público alvo de 33 alunos da 6° série da Escola de Ensino Fundamental Hilda Mota, do turno vespertino. O questionário foi aplicado antes e após a atividade educativa, contendo perguntas com respostas opcionais de sim e não e de múltipla escolha, referente aos assuntos abordados Vale ressaltar, que antes da aplicação dos questionários, cada aluno participante assinou um termo de consentimento, autorizando a sua participação na palestra e na pesquisa e o preenchimento do questionário, declarando estar ciente de todas as informações relativas à educação em saúde prestadas a esses adolescentes. Com relação aos resultados, observou-se com a coleta de dados que ao responderem o questionário antes da atividade educativa, 45% dos estudantes marcaram a opção correta e 55%marcaram a opção errada ou não sabiam responder. Após a atividade educativa, 76% dos alunos marcaram a resposta correta, enquanto que 24%, ou seja, somente 10 dos 33alunos, marcaram a opção errada ou não sabiam responder. Conclui-se então que com a realização dessa ação em saúde voltada a temas polêmicos que fazem parte da realidade vivida por esses adolescentes, se obteve resultados satisfatórios e positivos, aumentando com essas ações o conhecimento e o interesse dos alunos pelos temas abordados.
Palavras-chave
transtornos alimentare