Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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DISTÚRBIOS ALIMENTARES: UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO
Simone Aguiar da Silva Figueira, Livia de Aguiar Valentim, Alessandro Santos Bonfim de Almeida, Brenda Bianca de Andrade Sales Lourinho, Claudia Ribeiro Souza, Brenda Pires Brandão, Carla Gilmara Costa Vieira, Deize Freitas Pontes, Jéssica Aparecida dos Santos Carvalho, Júlia Freire Souza Leal

Resumo


A insatisfação com a imagem corporal tem despertado forte interesse entre os pesquisadores, principalmente devido à sua estreita relação com os transtornos alimentares tais como obesidade, anorexia e bulimia. Tais transtornos são caracterizados pelo desejo persistente de emagrecer, medo mórbido de engordar e não aceitação de seu corpo. Essa distorção da imagem corporal têm causado em crianças, adolescentes e adultos graves prejuízos biológicos, psicológicos e aumento da morbimortalidade. Tendo em vista que tais distúrbios alimentares têm atingido cada vez mais crianças e adolescentes, os acadêmicos do 3º ano do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Pará, optou por trabalhar essa temática sob a forma de educação em saúde, em uma comunidade escolar, através de praticas educativas com a abordagem “Distúrbios Alimentares: Anorexia,Bulimia e Obesidade”. O objetivo foi discutir com escolares conhecimentos acerca de uma alimentação saudável e dos distúrbios alimentares gerados pela má alimentação. Foi elaborado um questionário com perguntas fechadas e aplicado comum público alvo de 33 alunos da 6° série da Escola de Ensino Fundamental Hilda Mota, do turno vespertino. O questionário foi aplicado antes e após a atividade educativa, contendo perguntas com respostas opcionais de sim e não e de múltipla escolha, referente aos assuntos abordados Vale ressaltar, que antes da aplicação dos questionários, cada aluno participante assinou um termo de consentimento, autorizando a sua participação na palestra e na pesquisa e o preenchimento do questionário, declarando estar ciente de todas as informações relativas à educação em saúde prestadas a esses adolescentes. Com relação aos resultados, observou-se com a coleta de dados que ao responderem o questionário antes da atividade educativa, 45% dos estudantes marcaram a opção correta e 55%marcaram a opção errada ou não sabiam responder. Após a atividade educativa, 76% dos alunos marcaram a resposta correta, enquanto que 24%, ou seja, somente 10 dos 33alunos, marcaram a opção errada ou não sabiam responder. Conclui-se então que com a realização dessa ação em saúde voltada a temas polêmicos que fazem parte da realidade vivida por esses adolescentes, se obteve resultados satisfatórios e positivos, aumentando com essas ações o conhecimento e o interesse dos alunos pelos temas abordados.

Palavras-chave


transtornos alimentare