Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ESTUDANTES DE MEDICINA E DO ENSINO MÉDIO EXPERIMENTAM NOVAS MANEIRAS DE PROMOVER SAÚDE ESCOLAR
Camila Xerez Castelo Branco Ramos, Ana Carolina dos Santos Araújo, Ana Eloísa Nóbrega Araújo, Ana Letícia Vieira de Oliveira Pinheiro, André Pereira de Brito Neves, Antônio Agostinho Moura Filho, Alex Victor Alexandre Meneses, Bruno Almeida Sampaio, Camila Freitas Mesquita, Carolina Moreira Feijó, David Freire Maia Vieira, Débora Veras da Ponte, Dirlene Mafalda Ildefonso da Silveira, Larissa Melo Moreira

Resumo


Caracterização do problema: A partir da convivência com alunos da escola Noel Hugnen de Oliveira Paiva, acadêmicos de Medicina desenvolveram um projeto de Pesquisa-Ação envolvendo esses jovens. Identificaram alguns problemas mais prevalentes, tais como violência, gravidez precoce, uso de drogas, relações familiares e falta de perspectivas para o futuro, que geralmente é resultante da ausência de recursos e de acessibilidade por parte dos equipamentos sociais, bem como a história de vida de cada um que dificulta o sonho de futuro promissor. Desse modo, decidiu-se trabalhar com o objetivo de contribuir para a motivação dos adolescentes para expandir suas visões sobre o futuro tanto no aspecto profissional quanto social. Descrição da experiência: A atividade foi inspirada nas ideias do Projeto Vale Sonhar, que trabalhou as perspectivas de adolescentes grávidas por meio de uma “viagem ao futuro” e oportunizou reflexões sobre os impactos posteriores de escolhas e decisões dos jovens. Repetiu-se a experiência seguindo-se as mesmas vertentes. Foi realizada uma oficina que começou com um fundo musical inspirador e um discurso envolvente na voz de um condutor que colocou todos os participantes em uma viagem imaginária para dali a dez anos. No segundo momento, foi oferecida uma lista de frases que continham muitos desejos e com espaço em branco para um desejo a mais que não constasse na lista oferecida. Cada um escolheria três desejos por ordem de importância e acrescentaria mais um. Após as reflexões, os alunos foram convidados a partilhar as opções que assinalaram e comentar o que os levaram a escolhê-las. Ressalte-se que houve partilha da maioria os alunos do Ensino Médio, de parte dos estudantes de Medicina e duas professoras presentes. Efeitos alcançados: Após a realização da oficina, ficou evidente que vários adolescentes jamais haviam refletido sobre suas perspectivas, mas houve um pequeno número que já tinha uma ideia sobre qual caminho seguir. Os três desejos mais mencionados foram: Paz em contraste ao contexto violento do bairro; Construção de uma família associada à realidade individual; Conquista de uma profissão e o sucesso que viesse atender às carências dos indivíduos. Sobre o desejo acrescentado, houve grande variação entre os sonhos de consumo e as carências individuais. Recomendações: O mais relevante é o que pode ser entendido como “assimilação positiva”, pois os estudantes que pareceram não ter perspectivas definidas, após a oficina, expressaram poder antever um futuro mais promissor. Não houve uma expressão verbalizada por parte de alguns, mas ficou perceptível a atmosfera gerada pelo evento, que culminou com o júbilo das pessoas envolvidas, algo que deve ser divulgado e socializado com a ampliação das oficinas que venham a promover reflexões de outros futuros participantes.

Referências