Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
AÇÕES DOS TRABALHADORES EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS
Cí­ntia Nasi, Marcio Wagner Camatta, Jacó Fernando Schneider, Annie Bisso Lacchini, Eduardo Morais Everling, Elise Severo Soares, Carolina Maltz

Resumo


Introdução: O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) é uma modalidade de serviço que representa a principal estratégia para tratamento de usuários de álcool e outras drogas e pode se utilizar das estratégias de redução de danos enquanto ferramenta nas ações de prevenção e promoção da saúde. Objetivo: compreender as ações e intenções dos trabalhadores no tratamento de usuários de um CAPS AD. Descrição Metodológica: Estudo qualitativo, com a utilização do referencial da Fenomenologia Social de Alfred Schutz. O cenário do estudo é um CAPS AD de Porto Alegre e a coleta das informações ocorre por meio de entrevista com trabalhadores do CAPS. A pesquisa respeitou os aspectos éticos, conforme preconizado na Resolução N.466/2012. Resultados: A oferta de cuidados a pessoas que apresentem problemas decorrentes do uso de substâncias psicoativas deve ser baseada em dispositivos extra-hospitalares de atenção psicossocial, os quais devem atuar de forma integrada ao meio cultural e à comunidade. Buscou-se conhecer a realidade de um CAPS AD no município de Porto Alegre, contribuir para a visibilidade da atenção disponibilizada pelos trabalhadores de saúde mental em um CAPS AD e Desenvolver conhecimento científico na área de saúde mental, especificamente quanto ao tratamento para usuários de álcool e outras drogas. Conclusões: É imprescindível para a atenção a esses usuários a criação e expansão da rede de cuidados em saúde mental. A construção dessa rede deve considerar os critérios epidemiológicos e os desafios de promoção de estratégias de ação intersetorial para a complexidade.


Palavras-chave


Transtornos Relacionados ao uso de Substâncias; Serviços de Saúde Mental; Pesquisa Qualitativa

Referências


Referências: 1- Azevedo DM; Miranda FAN. Práticas profissionais e tratamento ofertado nos CAPS AD do município de Natal-RM: com a palavra a família. Esc Anna Nery Rev Enferm 2010 jan-mar; 14(1):56-63. 2- Schutz A. Fenomenologia e Relações Sociais: textos escolhidos de Alfred Schütz. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.