Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR E MULTIPROFISSIONAL E A INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO E SERVIÇO SOBRE A ÓTICA DOS ESTUDANTES VERSUSIANOS
Rosane Machado Rollo, Lucas Rodrigues Reis, Camila de Araujo Dorneles, Maria Tereza Silveira Moreira, Laura Helena Silva, Guilherme Soares da Silva

Resumo


Um dos grandes desafios enfrentados hoje na área da saúde é realização do trabalho interdisciplinar. Conforme FARIA, 2009 o processo de trabalho em equipe, integral e eficiente gera diversos indicadores positivos para a prática dos serviços. Quando contemplamos a formação acadêmica na saúde, é perceptível a distância do discente da prática multiprofissional e interdisciplinar, para além, o estudante está inserido no contexto de fragmentação entre ensino e serviço. Este contexto, não é provocador, uma vez que, majoritariamente as discussões acerca dos desafios e problemas da saúde são realizadas apenas pelo olhar da profissão em que o estudante está formando, sem contemplar os diversos olhares e a construção dos saberes. Esse contexto pode realçar a prática, individualista e ser dificultadora do trabalho em equipe. O estágio de vivência na realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS/BH) é um importante dispositivo que visa a integralidade das ações relacionadas ao ensino e prestação dos serviços, inserindo os estudantes de diferentes localidades geográficas, universidades e cursos de graduação na realidade de saúde pública, contribuindo para o amadurecimento de práticas multiprofissionais e interdisciplinares e integração do núcleo de saberes, promovendo o pensamento crítico reflexivo acerca da saúde no Brasil.Durante o período da vivência podemos dialogar e refletir sobre a organização do SUS. Além disso, temos a oportunidade de conhecer melhor as diversas profissões da saúde com o olhar diferenciado, sobre a ótica multiprofissional. Discorremos sobre o mesmo objeto, agregando conhecimento e compreendendo a urgência da prática profissional integrada ao ensino e também das ações multiprofissionais e interdisciplinares. O VER-SUS/BH tem sido uma formidável experiência com impacto direto na formação acadêmica dos estudantes, mudando paradigmas e construindo novos olhares e percepções sobre o (SUS), formando estudantes compromissados com os desafios e entraves do sistema de saúde brasileiro. Sendo também, uma oportunidade de transformação da realidade do ensino, construindo um aprendizado significativo para os estudantes e provocando mudanças e práticas acadêmicas e profissionais.

Palavras-chave


Atenção primária à saúde, Pessoal de saúde, Equipe de assistência ao paciente, Educação médica, Saúde da família, Sistema Unico de Saúde

Referências


REFERÊNCIAS

CECCIM, R.B. Ciências da saúde, profissões da saúde e trabalho em saúde: o normativo, o “atual” e as vivências-estágio na realidade do SUS. Em: FERLA, A.A.;RAMOS, A.S.;LEAL, M.B.; CARVALHO, M.S.. Caderno de Textos do VERSUS/Brasil. Porto Alegre: Rede Unida,2013, p. 29 – 42.

CECCIM, R.B.. Equipe de saúde: a perspectiva entre-disciplinar na produção dos atos terapêuticos. Em: PINHEIRO, R.; MATTOS, R.A. (Orgs.). Cuidado: as fronteiras da integralidade. Rio de Janeiro: HUCITEC, IMS – UERJ, ABRASCO, 2004.

CECCIM, R.B.; FERLA, A.A. Linha de cuidado: a imagem da mandala na gestão e em redes de práticas cuidadoras para outra educação dos profissionais de saúde. In: PINHEIRO, R.; MATTOS, R.A. (Orgs.). Gestão em Redes: práticas de avaliação, formação e participação na saúde. Rio de Janeiro, IMS/UERG – CEPESC – ABRASCO, 2006, p. 165 – 184.

CECCIM, RB.; FERLA, AA. Educação Permanente em Saúde. Em: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Dicionário de Educação Profissional em Saúde. 2ª Edição, revista e atualizada. Rio de Janeiro: EPSJV, 2008.

FARIA, Horácio Pereira de et al. Processo de trabalho em saúde. NESCON/UFMG - Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família . 2ed. Belo Horizonte: Coopmed, 2009. 68p.

FERLA, A.A.; RAMOS, A.S.;LEAL, M.B.; CARVALHO, M.S.. Caderno de Textos do VERSUS/Brasil. Porto Alegre: Rede Unida,2013