Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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A EXPERIÊNCIA DO VER-SUS EM MINAS GERAIS: O GRANDE IMPACTO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA E O COMPROMISSO COM O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS
Camila de Araújo Dornelas, Anelise Ribeiro Conde, Gabriela Maciel dos Reis, Luis Antonio Batista Tonaco, Valdenir Oliveira, Guilherme Targino

Resumo


A educação em saúde é uma importante estratégia para formação e capacitação dos recursos humanos. Ela contribui para reorientação e construção das práticas e mudanças do processo de trabalho.Uma ferramenta como estratégia de educação em saúde que possui caráter transformador na formação dos estudantes é o Estágio de Vivência na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS/MG). O projeto iniciou-se em Minas em janeiro de 2011 com uma tímida experiência na região Metropolitana de Belo Horizonte, em julho do mesmo ano, estudantes organizados em executivas de cursos, no movimento estudantil e engajados nas lutas pela saúde pública, potencializaram o projeto em Minas, expandindo a experiência para a capital e para outros municípios com o apoio de outras entidades. Ao todo, cerca de, 200 estudantes puderam participar do projeto. A experiência de Minas vem amadurecendo constantemente, nos últimos períodos, o projeto conseguiu alcançar estudantes de diversas regiões do Estado e universidades, o que possibilitou a construção múltiplos olhares sobre a saúde e uma vivência multiprofissional. A programação das vivências em Minas, aborda temas transversais no qual precisam ser amplamente discutidos, como por exemplo,  racismo e saúde pública, gênero e saúde e democracia e política no SUS, além da aproximação dos estudantes com movimentos sociais e estudantil. Tal configuração e organização da vivência, juntamente com os múltiplos espaços de discussões e campos de observações revela-se como um ambiente de aprendizado inovador para os estudantes, onde muitas vezes é o primeiro contato destes graduandos com tal contexto, o que resulta em um rodas de conversas enriquecedoras e mudança de paradigmas. Vários frutos demonstram o potencial transformador do projeto na formação dos estudantes, diversas conquistas foram alcançadas, desde à reorientação da formação dos estudantes que se entenderam como protagonistas das lutas pela efetivação do SUS,   até a otimização da relação com as secretarias de saúde no qual, as resistências foram neutralizadas e o projeto teve maior liberdade de organização dos campos de vivência. Através desta experiência, compreendemos a relevância do projeto na contribuição da formação dos profissionais da saúde compromissados em construir o SUS como um direito social e comprometidos eticamente coma eficácia e qualidade do sistema.

Palavras-chave


VER-SUS; Formação Acadêmica; Saúde; SUS; Sistema Único de Saúde; Vivência