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A EDUCAÇÃO SEXUAL E PREVENÇÃO DE DST/AIDS NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM DIVINÓPOLIS – MG: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE UM PROJETO PRO – PET SAÚDE
Resumo
Introdução: O projeto PRÓ – PET SAÚDE “Educação em Saúde: Sexualidade e Prevenção das DST/aids” desenvolvido no município de Divinópolis pela Universidade Federal de São João Del-Rei, Campus Centro-Oeste Dona Lindu, consiste na atuação da Universidade em conjunto com a atenção primária do município para promoção e educação em saúde sobre DST’s e aids. O projeto tem como públicos-alvo adolescentes, adultos, idosos e gestantes vinculados a diferentes grupos e instituições do município. Dentre as diversas instituições abordadas, destaca-se o trabalho desenvolvido com estudantes do EJA de uma escola pública de Divinópolis. O EJA é um programa destinado à alfabetização de jovens e adultos que não completaram o ensino fundamental e médio em idade apropriada, sendo composto por pessoas de 16 a 80 anos de idade. Objetivo: Este trabalho busca apresentar e discutir os desconhecimentos de estudantes do EJA de uma escola municipal acerca da temática da sexualidade e prevenção de DST’s e aids e sobre estigmas e preconceitos vinculados aos temas e expressos por estes estudantes. Metodologia: Foram utilizadas metodologias ativas, em especial as rodas de conversa, articuladas a um levantamento de conhecimentos, práticas e atitudes sobre sexo, sexualidade e prevenção de DST’s e aids por meio de um questionário. Resultados: Da aplicação de questionários e realização das rodas de conversa foi possível observar a falta de conhecimento quanto à anatomia humana, questões sobre sexualidade e DST’s e suas formas de contágio e as repercussões desse desconhecimento na tomada de decisões em prol da saúde, a exemplo da utilização de preservativos. Destacam-se também os estigmas e preconceitos vinculados aos homossexuais. Conclusões: A metodologia adotada favorece a visualização do sujeito em sua relação indissociada com os elementos da cultura, como os estigmas e os preconceitos. A utilização de metodologias ativas apresenta grande potencial de empoderamento dos sujeitos a partir da ampliação de conhecimentos e discussões acerca de temas de difícil abordagem e para uma posterior mudança de comportamentos a partir de diálogos e reflexões construídas pelos indivíduos em atividades em grupo sobre suas percepções do mundo em que vivem.
Palavras-chave
educação de jovens e adultos; sexualidade; saúde