Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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A EDUCAÇÃO SEXUAL E PREVENÇÃO DE DST/AIDS NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM DIVINÓPOLIS – MG: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE UM PROJETO PRO – PET SAÚDE
Cândida Amélia Marinho de Oliveira, Denise Alves Guimarães, Rita de Cássia Malachias Morato, Rosana Aparecida de Almeida Alves, Alécia Júnia Aparecida Santos, Alex Patrick Martins Neves, Ludmila Cristiane Carvalho Baeta, Natiely Lara Borges Santos, Paola Mara Santos, Rânia Andrade Lima

Resumo


Introdução: O projeto PRÓ – PET SAÚDE “Educação em Saúde: Sexualidade e Prevenção das DST/aids” desenvolvido no município de Divinópolis pela Universidade Federal de São João Del-Rei, Campus Centro-Oeste Dona Lindu, consiste na atuação da Universidade em conjunto com a atenção primária do município para promoção e educação em saúde sobre DST’s e aids. O projeto tem como públicos-alvo adolescentes, adultos, idosos e gestantes vinculados a diferentes grupos e instituições do município. Dentre as diversas instituições abordadas, destaca-se o trabalho desenvolvido com estudantes do EJA de uma escola pública de Divinópolis. O EJA é um programa destinado à alfabetização de jovens e adultos que não completaram o ensino fundamental e médio em idade apropriada, sendo composto por pessoas de 16 a 80 anos de idade. Objetivo: Este trabalho busca apresentar e discutir os desconhecimentos de estudantes do EJA de uma escola municipal acerca da temática da sexualidade e prevenção de DST’s e aids e sobre estigmas e preconceitos vinculados aos temas e expressos por estes estudantes. Metodologia: Foram utilizadas metodologias ativas, em especial as rodas de conversa, articuladas a um levantamento de conhecimentos, práticas e atitudes sobre sexo, sexualidade e prevenção de DST’s e aids por meio de um questionário. Resultados: Da aplicação de questionários e realização das rodas de conversa foi possível observar a falta de conhecimento quanto à anatomia humana, questões sobre sexualidade e DST’s e suas formas de contágio e as repercussões desse desconhecimento na tomada de decisões em prol da saúde, a exemplo da utilização de preservativos. Destacam-se também os estigmas e preconceitos vinculados aos homossexuais. Conclusões: A metodologia adotada favorece a visualização do sujeito em sua relação indissociada com os elementos da cultura, como os estigmas e os preconceitos. A utilização de metodologias ativas apresenta grande potencial de empoderamento dos sujeitos a partir da ampliação de conhecimentos e discussões acerca de temas de difícil abordagem e para uma posterior mudança de comportamentos a partir de diálogos e reflexões construídas pelos indivíduos em atividades em grupo sobre suas percepções do mundo em que vivem.

Palavras-chave


educação de jovens e adultos; sexualidade; saúde