Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
COMPETÊNCIAS DO ENFERMEIRO NO MÉTODO MÃE CANGURU: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Gabrielle da Silva Peixoto, Paulo Átila da Silva Viana

Resumo


Introdução: No Brasil a mortalidade neonatal possui índices elevados, apesar das diversas políticas públicas de enfretamento. O recém-nascido de baixo peso e/ou pré-termo compõem o grupo das principais causas dessas mortes. Esse cenário impulsionou o país a adotar medidas a fim de minimizar esses números. Assim, no ano 2000, através da portaria SAS/MS nº693 surge o Método Mãe Canguru, que assiste ao recém-nascido e sua família com atenção humanizada e individualizada, respeitando suas limitações e deficiências. Objetivo: O presente estudo objetivou identificar as competências do enfermeiro na assistência ao recém-nascido de baixo peso, durante o Método Mãe Canguru. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com abordagem quantitativa, realizada no mês de setembro de 2013 nas bases de dados da LILACS, SCIELO e BDENF, utilizando os descritores Método Mãe Canguru, Enfermagem e Recém-nascido de baixo peso. Determinando como critérios de inclusão, artigos disponíveis eletronicamente, gratuitos, escritos em língua portuguesa, completos e que responderam a questão norteadora: Qual o papel do enfermeiro na assistência ao recém-nascido de baixo peso na utilização do Método Mãe Canguru. Resultados: A pesquisa inicial contou com 22 artigos que abordaram a temática do Método Mãe Canguru, no entanto 13 artigos foram excluídos, por não responder a questão norteadora deste trabalho. Desse modo, somente 09 artigos compuseram a amostra final do estudo.  A partir da leitura, análise e interpretação das publicações selecionadas, identificou-se 28 competências do enfermeiro na atuação do Método Mão Canguru. A atividade do enfermeiro mais mencionada, dentre as publicações, foi a pratica da educação em saúde para adesão do método. Conclusão: Assim, foi possível evidenciar a deficiência na definição das competências do enfermeiro, bem como a ausência da Sistematização da Assistência de Enfermagem durante o método. Em linhas gerais se faz necessário à realização de novos estudos sobre a temática, a fim de difundir o conhecimento da assistência de enfermagem no Método Mãe Canguru.

Palavras-chave


Método mãe canguru; Enfermagem; Recém-nascido de baixo peso

Referências


  1. Ministério da Saúde (Brasil). Mortalidade Infantil no Brasil: tendências, componentes e causas de morte no período de 2000 a 2010. Saúde Brasil 2011. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.
  2. Ministério da Saúde (Brasil). Mortalidade perinatal. Síntese de evidências para políticas de saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.
  3. Andrade SM, Soares DA, Matsuo T, Souza RKT, Mathias TAF, Iwakura MLH, Zequim MA. Condições de vida e mortalidade infantil no estado do Paraná, Brasil, 1997/2001. Cad Saúde Pública 2006 Jan; 22(1):181-9.
  4. Hennig MAS, Gomes MASM, Gianini NOM. Conhecimentos e práticas dos profissionais de saúde sobre a atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso - método canguru. Rev. Bras. Saúde Mater. Infant. 2006 Out/Dez; 6(4):427-36.
  5. Ministério da Saúde (Brasil). Atenção Humanizada ao recém-nascido de baixo peso – Método Canguru. Brasília: Ministério da saúde, 2011.
  6. Ministério da Saúde (Brasil). Portaria nº 1683, de 12 de julho de 2007. Aprova, na forma do Anexo, a Normas de orientação para a Implementação do Método Canguru. Diário Oficial da União. 6 de jul de 2000; Seção 1:15.
  7. Araújo OD, Adélia LC, Lidiana RL, Inez SN, Rita CMM, Sônia MAC. Aleitamento materno: fatores que levam ao desmame precoce. Rev. Bras. Enferm. 2008 Jul/Ago; 61(4):488-92.
  8. Martins AC, Martins MFL, Vaz MJR. Percepção de enfermeiras sobre o método Mãe-Canguru. Saúde Coletiva 2007 Jul/Ago; 4(16):109-12.
  9. Sousa LB, Torres CA, Pinheiro PNC, Pinheiro AKB. Práticas de educação em saúde no Brasil: a atuação da enfermagem. Rev. Enferm. UERJ. 2010 Jan/Mar; 18(1):55-60.