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PRÁTICAS EDUCATIVAS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE: NECESSIDADE IDENTIFICADA NOS CLIENTES COM DISTÚRBIOS NEUROLÓGICOS
Resumo
O diagnóstico de enfermagem constitui a base para a seleção das prescrições de enfermagem que propiciarão o alcance dos resultados pelos quais a enfermeira é responsável. Decidiu-se descrever a experiência das autoras no cuidado aos clientes com distúrbios neurológicos; identificar os diagnósticos de enfermagem mais frequentes do grupo. Estudo de múltiplos casos, de abordagem qualitativa, realizado em um hospital de Fortaleza-Ceará. O hospital tem convênio com o SUS. Trata-se de uma amostragem por conveniência, que compreendeu os pacientes internados na unidade de neurologia, com idade acima de 18 anos. Foram entrevistados 30 pacientes. A coleta de dados ocorreu entre os meses de abril e maio de 2011. Foram trabalhados os 13 Domínios de saúde da Associação Norte Americana de Diagnósticos de Enfermagem (NANDA, 2009). Entre os diagnósticos identificados, os mais frequentes foram: ansiedade, conhecimento deficiente e processos familiares interrompidos. Nos pacientes com ansiedade, o fator relacionado era a ameaça de mudança no estado de saúde evidenciada por relato de sensação de preocupação e expectativa quanto à espera pelo médico para maiores esclarecimentos de prognóstico da patologia, interpretação dos laudos dos exames, persistência de sequelas, tratamento subsequente, tempo de internamento e se existiria a necessidade de intervenções cirúrgicas. O segundo diagnóstico, tendo prevalecido na totalidade dos pacientes foi Conhecimento deficiente relacionado à falta de exposição evidenciada pela falta de verbalização. Muitas famílias relataram o AVC, como: “aquela doença que fica torta”, referindo-se à hemiplegia e as parestesias que se repercutiram em nosso estudo. A interpretação errônea pelos pacientes e seus acompanhantes ainda era evidenciada pela falta de familiaridade com os recursos de exposição, laudos, pareceres médicos. A alteração dos relacionamentos ou do funcionamento familiar define o diagnóstico de Processos familiares interrompidos. Nestas famílias a alteração de tarefas e papéis para lidar com a situação da doença e internação hospitalar. As mudanças foram tantas que algumas famílias tiveram que mudar de cidade, pessoas deixaram seus empregos, abandonaram os estudos, assumiram atividades que não eram próprias para fazer frente à situação repentina do familiar internado. Concluímos que há necessidade de práticas educativas com esclarecimentos e utilizando-se de uma linguagem de fácil compreensão.
Palavras-chave
DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM; PACIENTE; PRÁTICAS EDUCATIVAS
Referências
BRUNNER, Lilian S. & SUDDARTH, Doris S. Tratado de enfermagem médico-cirúrgica. 11.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009. v.4.
NANDA International. Nursing diagnoses: definitions and classification 2009-2011. Indianapolis: Wiley-Blackwell; 2009.
SILVA, L. D. Cuidados ao paciente crítico: fundamentos para a enfermagem. 2. ed. Rio de Janeiro: Cultura Médica: 2003.