Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PRÁTICAS EDUCATIVAS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE: NECESSIDADE IDENTIFICADA NOS CLIENTES COM DISTÚRBIOS NEUROLÓGICOS
Rita Neuma Dantas Cavalcante de Abreu, Angela Maria Uchôa Rodrigues, Francisca Liliane Costa Pereira, Sâmya Pessoa de Amorim Marinho, Cristina Celi de Andrade Miranda, Thereza Maria Magalhães Moreira

Resumo


O diagnóstico de enfermagem constitui a base para a seleção das prescrições de enfermagem que propiciarão o alcance dos resultados pelos quais a enfermeira é responsável. Decidiu-se descrever a experiência das autoras no cuidado aos clientes com distúrbios neurológicos; identificar os diagnósticos de enfermagem mais frequentes do grupo. Estudo de múltiplos casos, de abordagem qualitativa, realizado em um hospital de Fortaleza-Ceará. O hospital tem convênio com o SUS. Trata-se de uma amostragem por conveniência, que compreendeu os pacientes internados na unidade de neurologia, com idade acima de 18 anos. Foram entrevistados 30 pacientes. A coleta de dados ocorreu entre os meses de abril e maio de 2011. Foram trabalhados os 13 Domínios de saúde da Associação Norte Americana de Diagnósticos de Enfermagem (NANDA, 2009). Entre os diagnósticos identificados, os mais frequentes foram: ansiedade, conhecimento deficiente e processos familiares interrompidos. Nos pacientes com ansiedade, o fator relacionado era a ameaça de mudança no estado de saúde evidenciada por relato de sensação de preocupação e expectativa quanto à espera pelo médico para maiores esclarecimentos de prognóstico da patologia, interpretação dos laudos dos exames, persistência de sequelas, tratamento subsequente, tempo de internamento e se existiria a necessidade de intervenções cirúrgicas. O segundo diagnóstico, tendo prevalecido na totalidade dos pacientes foi Conhecimento deficiente relacionado à falta de exposição evidenciada pela falta de verbalização. Muitas famílias relataram o AVC, como: “aquela doença que fica torta”, referindo-se à hemiplegia e as parestesias que se repercutiram em nosso estudo. A interpretação errônea pelos pacientes e seus acompanhantes ainda era evidenciada pela falta de familiaridade com os recursos de exposição, laudos, pareceres médicos. A alteração dos relacionamentos ou do funcionamento familiar define o diagnóstico de Processos familiares interrompidos. Nestas famílias a alteração de tarefas e papéis para lidar com a situação da doença e internação hospitalar. As mudanças foram tantas que algumas famílias tiveram que mudar de cidade, pessoas deixaram seus empregos, abandonaram os estudos, assumiram atividades que não eram próprias para fazer frente à situação repentina do familiar internado. Concluímos que há necessidade de práticas educativas com esclarecimentos e utilizando-se de uma linguagem de fácil compreensão.

Palavras-chave


DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM; PACIENTE; PRÁTICAS EDUCATIVAS

Referências


BRUNNER, Lilian S. & SUDDARTH, Doris S. Tratado de enfermagem médico-cirúrgica. 11.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009. v.4.

NANDA International. Nursing diagnoses: definitions and classification 2009-2011. Indianapolis: Wiley-Blackwell; 2009.

SILVA, L. D. Cuidados ao paciente crítico: fundamentos para a enfermagem. 2. ed. Rio de Janeiro: Cultura Médica: 2003.