Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ATUAÇÃO INTERDISCIPLINAR NO SUS: EXPERIÊNCIA DE APOIO INSTITUCIONAL NO CAPS DE HORIZONTE-CEARÁ
Mabel Melo Sousa

Resumo


A Supervisão Clínico- Institucional consiste no trabalho de um profissional de saúde mental externo ao quadro de profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) que atua junto à equipe do serviço no sentido de assessorar, discutir e acompanhar o trabalho realizado pela equipe, o projeto terapêutico do serviço, a articulação do serviço com a rede de saúde e intersetorial, e outras questões relevantes para a qualidade da atenção realizada. A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) realizou o I Curso de Formação de Supervisores Clínico-Institucionais da Rede de Atenção Psicossocial, com objetivo de qualificar profissionais que atuam no Ceará, constituindo-se como espaço de agregação e de troca de experiências e saberes fundamentados nos princípios da Reforma Psiquiátrica e do SUS. Este trabalho relata os resultados obtidos com a prática de supervisão realizada por uma psicóloga e uma assistente social no Caps Geral de Horizonte. Foram realizados quatro encontros presenciais na sede do Caps Geral deste município e uma visita técnica ao Caps AD de Quixadá, no período de agosto a novembro de 2012, totalizando 40 horas de supervisão. Durante os encontros, foram desenvolvidas as seguintes atividades: dinâmicas de apresentação; diagnóstico organizacional com utilização da Matriz FOFA (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças) de planejamento estratégico organizacional; discussão de casos clínicos; dinâmicas de integração; debate e discussão de vídeo; debate e discussão de textos. A análise dos formulários de avaliação indicados pela coordenação revelou que o processo vivenciado proporcionou, entre outras questões: percepção de dificuldades e reflexão sobre estas; motivação para trabalhar; contribuição para reavaliação do serviço; reflexões para a vida. As supervisoras foram avaliadas satisfatoriamente, demonstrando propriedade e sensibilidade para perceber as dificuldades. Com relação às facilitadoras, a vivência possibilitou uma efetivação da supervisão discutida no curso de forma dinâmica e interativa, na qual duas profissionais com experiências distintas desenvolveram uma aprendizagem prática utilizando-se de dois saberes (Psicologia e Assistência Social) que se entrelaçam e que são importantes para a dialogicidade inerente à saúde mental.

Palavras-chave


Supervisão clínico-institucional; apoio institucional; saúde mental

Referências


ARANHA E SILVA, A.L.; FONSECA, R.M.G.S. Processo de trabalho em saúde mental e o campo psicossocial. Rev Latino-am Enfermagem. 2005 maio-junho; 13(3):441-9.

BRASIL. Portaria GM 1174, de julho de 2005.

COSTA, A.P.O.; SOUZA, A.; FREITAS, T.R.D.; MENEZES, M.I.V. Serviço Social e Saúde Mental: uma análise da prática profissional no CAPS Liberdade 24h Dr. Wilson Rocha em Aracaju-Se. Digitado.