Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PROMOÇÃO DA SAÚDE DAS PESSOAS EM USO DE ÁLCOOL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: UMA ABORDAGEM DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Ingryd Nascimento da Silva Franklim de Mesquita, Rita Neuma Dantas Cavalcante de Abreu, Priscilla Oliveira Benicio, Sandra Maria Carvalho Cavalcante, Silvânia Maria Mendes Vasconcelos, Thereza Maria Magalhães Moreira

Resumo


Introdução: O abuso de álcool é considerado atualmente um dos maiores problemas de saúde devido ao impacto mundial que esta problemática gera em termos sociais e financeiros. O alcoolismo pode ser prevenido e para isto é necessário participação da família dos usuários de bebidas alcoólicas, do sistema de saúde e outros aspectos. Acredita-se também que ao realizar a prevenção do alcoolismo, previnem-se também as doenças clínicas associadas ao álcool. A Estratégia de Saúde da Família poderá participar ativamente na identificação precoce de pessoas com tendência ao alcoolismo. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS.s) destacam-se por realizarem atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde. Objetivo: Objetivou-se descrever o conhecimento dos ACS.s quanto às estratégias disponíveis na atenção primária em saúde para o atendimento das pessoas em uso de álcool. Estudo descritivo, qualitativo, realizado com ACS.s em um Centro de Saúde da Família da Regional VI, de Fortaleza-Ceará-Brasil. Métodos: Realizou-se entrevista com preenchimento de formulário em abril e maio de 2012. Resultados: Sobre a realização de treinamento para o preenchimento da ficha A, os participantes responderam que seu único treinamento ocorreu sobre as atribuições do cargo, no início de sua atuação. Alguns ACS.s tomavam atitudes após a identificação de um caso de alcoolismo no seu território de atuação - orientavam a família a procurar ajuda nas entidades de apoio como alcoólatras anônimos e CAPSad ou apenas orientavam o alcoólatra sobre os malefícios do álcool à saúde. Outros disseram apenas registrar o alcoolismo na ficha A, justificando que os usuários não se interessavam em sair do vicio e que eles também não tinham conhecimento sobre as entidades de apoio. Todos responderam desconhecer que no centro de saúde havia alguma estratégia e que era difícil fazer o alcoólatra comparecer ao centro de saúde. Conclusão: Constata-se que a temática alcoolismo ainda não tem sido considerada uma das prioridades da atenção primária em saúde.

Referências


Gallassi Andrea Donatti, Alvarenga Pedro Gomes de, Andrade Arthur Guerra de, Couttolenc Bernard François. Custos dos problemas causados pelo abuso do álcool. Rev. psiquiatr. clín.  [serial on the Internet]. [cited  2012  Jan  05]. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-60832008000700007&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-60832008000700007.Brasil, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. SVS/CN-DST/AIDS. A Política do Ministério da Saúde para Atenção Integral a Usuários de Álcool e outras Drogas/Ministério da Saúde. 2.ed. rev. ampl.– Brasília:Ministério da Saúde, 2004. 64 p.: il.