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FORMAÇÃO PROFISSIONAL ATIVA: DIFERENTES PROFISSÕES COM O MESMO OLHAR
Resumo
Caracterização do problema: Observa-se que a formação e a especialização dos profissionais de saúde ainda se mantêm no sentido da visão curativista, medicalizante e hospitalocêntrica voltada para figura do médico. Muito em função, talvez, este posicionamento, impede a efetividade do Sistema Único de Saúde (SUS), cujos princípios norteadores são a universalidade, integralidade, equidade e o trabalho em equipe. Para compreender o conceito ampliado de saúde, considerando o cuidado e a humanização como parte integrante do processo ensino- aprendizagem é urgente e necessário superar os limites do enfoque orgânico da doença e considerar o usuário como um ser holístico. Neste contexto é essencial o trabalho multiprofissional, inter e transdisciplinar da formação à atuação, compartilhando das adversidades sem negligenciar suas respectivas especificidades, para assim, solucionar e ou amenizar os reais problemas em saúde apresentados. Objetiva-se, portanto, relatar a experiência inter e transdisciplinar e suas implicações na formação e atuação profissional dos discentes envolvidos no Programa de Mestrado Profissional Ensino em Saúde, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Descrição da experiência: Trata-se de um relato de experiência com abordagem interdisciplinar, transversal, descritivo, baseado na problematização, vivências e expectativas dos discentes e docentes, por meio de textos, vídeos, seminários, dinâmicas e rodas de conversa. Efeitos alcançados: A inter e transdisciplinaridade evidenciaram os diferentes campos do conhecimento contribuindo para desconstrução da visão segmentada, edificada durante o nosso processo de formação. Proporcionou também, importante espaço de troca de saberes onde instigou a reflexão, identificando a necessidade de novos posicionamentos teóricos- metodológicos que interfira na realidade dos serviços de saúde de forma positiva e concreta. Recomendações: Entende-se que é necessário melhor compreensão e significado da relação professor-aluno, universidade-sociedade, da práxis entre outras questões que se entrelaçam o processo formativo no ambiente educacional em saúde. Possibilitou também, uma leitura mais ampla do contexto social, rompendo com o paradigma de que cada profissional deve visualizar apenas os problemas específicos da sua área de atuação e que uma ação individualista não se justifica já que ambos possuem objetivos afins, ou seja, proporcionar qualidade de vida e bem estar às pessoas.
Palavras-chave
Interdisciplinaridade; formação profissional, humanização