Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
FORMAÇÃO PROFISSIONAL ATIVA: DIFERENTES PROFISSÕES COM O MESMO OLHAR
Fernanda Helena Marques, Antonio Moacir de Jesus Lima, Haline Falcão de Hornelas, Karla Jaciara Vieira Damaceno, Marta Luiza Dias, Letícia Rocha Dutra, Tatiana Cordeiro Oliveira, Paulo Henrique da Cruz Ferreira, Juliana Algusta Dias, Joanito Rosa Junior Niquini, Erica Carvalho Furforo, Gilsimary Santana Santos

Resumo


Caracterização do problema: Observa-se que a formação e a especialização dos profissionais de saúde ainda se mantêm no sentido da visão curativista, medicalizante e hospitalocêntrica voltada para figura do médico. Muito em função, talvez, este posicionamento, impede a efetividade do Sistema Único de Saúde (SUS), cujos princípios norteadores são a universalidade, integralidade, equidade e o trabalho em equipe.  Para compreender o conceito ampliado de saúde, considerando o cuidado e a humanização como parte integrante do processo ensino- aprendizagem é urgente e necessário superar os limites do enfoque orgânico da doença e considerar o usuário como um ser holístico. Neste contexto é essencial o trabalho multiprofissional, inter e transdisciplinar da formação à atuação, compartilhando das adversidades sem negligenciar suas respectivas especificidades, para assim, solucionar e ou amenizar os reais problemas em saúde apresentados. Objetiva-se, portanto, relatar a experiência inter e transdisciplinar e suas implicações na formação e atuação profissional dos discentes envolvidos no Programa de Mestrado Profissional Ensino em Saúde, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Descrição da experiência: Trata-se de um relato de experiência com abordagem interdisciplinar, transversal, descritivo, baseado na problematização, vivências e expectativas dos discentes e docentes, por meio de textos, vídeos, seminários, dinâmicas e rodas de conversa. Efeitos alcançados: A inter e transdisciplinaridade evidenciaram os diferentes campos do conhecimento contribuindo para desconstrução da visão segmentada, edificada durante o nosso processo de formação. Proporcionou também, importante espaço de troca de saberes onde instigou a reflexão, identificando a necessidade de novos posicionamentos teóricos- metodológicos que interfira na realidade dos serviços de saúde de forma positiva e concreta. Recomendações: Entende-se que é necessário melhor compreensão e significado da relação professor-aluno, universidade-sociedade, da práxis entre outras questões que se entrelaçam o processo formativo no ambiente educacional em saúde. Possibilitou também, uma leitura mais ampla do contexto social, rompendo com o paradigma de que cada profissional deve visualizar apenas os problemas específicos da sua área de atuação e que uma ação individualista não se justifica já que ambos possuem objetivos afins, ou seja, proporcionar qualidade de vida e bem estar às pessoas.

Palavras-chave


Interdisciplinaridade; formação profissional, humanização