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OS IDOSOS E SUA INSTITUCIONALIZAÇÃO: IMPACTO DAS VIVÊNCIAS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PESSOAL DE ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA
Resumo
Caracterização do Problema: Os idosos institucionalizados apresentam um perfil com grande nível de sedentarismo, carência afetiva, perda de autonomia causada por incapacidades físicas e mentais, ausência de familiares para ajudar no autocuidado e insuficiência de suporte financeiro. Dessa maneira, o presente estudo tem como objetivo descrever as condições dos idosos em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) alicerçadas na prática profissional dos acadêmicos de Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Descrição da Experiência: As vivências ocorreram em uma ILPI do município de Paranaguá/PR, a partir do Estágio de Vivência de Média Complexidade, ministrado para o 5° Período do Curso de Fisioterapia, e simularam a prática profissional no contexto da promoção, prevenção, reabilitação e adaptação da funcionalidade dos idosos atendidos. Desse modo, os acadêmicos foram divididos em equipes e auxiliados por professores dos módulos de Neurofuncional II, Cardiovascular e Pulmonar II e Musculoesquelética II, para estudar o caso dos pacientes em âmbito biopsicossocial e, então, realizar a avaliação fisioterapêutica, a prescrição das condutas e reavaliação. Foram realizados um total de 6 atendimentos, 1 vez por semana, visando sempre a subjetividade de cada paciente. De um modo geral foram realizados exercícios cinesioterápicos, treinamento funcional para alimentação e cuidados pessoais, técnicas de higienização brônquica e utilizados recursos eletrotermofototerápicos. Efeitos Alcançados: Através do reconhecimento da instituição e durante os atendimentos observou-se a necessidade de apoio de uma equipe multiprofissional e a preparação dos recursos humanos para um cuidado mais individualizado e personalizado desses idosos, tendo em vista as diversas mudanças do envelhecimento. Entretanto, mesmo com as dificuldades encontradas, houve melhora funcional na reavaliação de cada idoso após os 6 atendimentos, pois as intervenções fisioterapêuticas não só proporcionam um beneficio físico mas também psicológico referente a situação emocional a qual se encontravam. Recomendações: Portanto, a inclusão de vivências durante a formação nos espaços sociais trás imensas contribuições para o ensino e serviço, agregando ao acadêmico a experiência de conhecer o complexo contexto do processo de envelhecimento em uma ILPI, reconhecendo a importância do papel do fisioterapeuta nesse ambiente.
Palavras-chave
Institucionalização; Funcionalidade; Acessibilidade