Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
CONCEPÇÕES DE SAÚDE SOB O OLHAR DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE E EDUCAÇÃO
Bárbara Menegat Rossatto, Adriano Seikiti Stychnicki, Adriana Rosa Coleti Bellé, Ediane Bergamin Bergamin, Daiane Karim Zanella, Karine Lazarotto Lazarotto, Otilia Cristina Coelho Rodrigues, Luis Fernando Gelati, Maielica Staczak Staczak, Eliara Solange Muller

Resumo


Introdução: Desde 1948 a Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como “o completo estado de bem-estar físico, mental e social e não simplesmente a ausência de doença ou enfermidade”, relacionando de forma direta a saúde com a qualidade de vida e o bem-estar que vai além do físico. Porém, é preciso entender o significado do conceito. Objetivos: Conhecer as concepções de saúde sob o olhar de profissionais da saúde e educação. Método: O subgrupo Pró-PET-Saúde Vivências Interdisciplinares e Multiprofissionais (VIM) com foco na Promoção da Saúde desenvolveu uma oficina participativa para conhecer as concepções de saúde, em uma escola municipal, em Chapecó (SC). Participaram seis profissionais da saúde, um representante do Conselho Local de Saúde e 18 profissionais da educação. A interpretação e análise dos dados ocorreram com base na Lei 8.080/90 (BRASIL, 1990), buscando a identificação dos determinantes e condicionantes de saúde, sendo analisados de forma subjetiva e objetiva. Resultados: Os conceitos individuais sobre saúde foram organizados em oito categorias, das quais “Bem-estar físico, social e mental” foi citado 13 vezes; “cultura” três vezes; “ausência de doença ou dor”, “ter uma vida saudável”, “qualidade de vida”, “alimentação” e “educação” duas vezes e “modos de viver” uma vez. Vários determinantes e condicionantes foram citados, porém, o conceito pouco reflete sob o olhar do conceito ampliado de saúde. No conceito construído em pequenos grupos, houve incorporação de novas palavras, como “auto cuidado”, na qual entendemos que de alguma forma a população está trazendo a responsabilidade da saúde pra si, e não mais unicamente para o setor saúde. Surgiram outros termos, como se observa no conceito coletivo “bem-estar consigo com os outros e com o meio onde vive, partindo da prevenção e promovendo uma vida saudável e de qualidade”. Fica claro que o trabalho em grupos é produtivo, já que os conceitos tornaram-se mais ampliados. Conclusão: O conceito de saúde ainda é visto de forma limitada, a população estudada não associa todos os determinantes e condicionantes como necessários para uma saúde integral. Mesmo após ampliação do conceito, para o público estudado ele ainda está limitado ao bem-estar físico, mental e social, indicado no conceito da OMS, sendo apenas reproduzido e não compreendido.

Palavras-chave


Saúde; Conceito de Saúde; Educação

Referências


ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE/OMS. Declaração de Alta-Ata. OMS, Alma Ata, 1978.

BRASIL. Constituição (1988).Constituição da República Federativa do Brasil. Brasilia/DF: Senado, 1988.

BRASIL.  Diário  Oficial  da  União.  Lei  nº  8080/90.  Dispõe  sobre  as  condições  para  promoção,  proteção e recuperação da saúde, a organização e o financiamento dos serviços correspondentes  e da outras providências. Brasília ­ DF, 19 de setembro de 1990.