Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A APLICAÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM EM UM ESTUDO DE CASO
Jessica Aparecida da Conceição, Fernanda Graciela Ferreira, Kesia Meiriele Souza, Antonio Moacir de Jesus Lima, Maria da Penha Firmes Rodrigues

Resumo


Introdução: O estudo de caso é um dos instrumentos mais utilizados no que se refere ao aprendizado e acompanhamento clínico do paciente. Poucas instituições tomam tal instrumento como método de trabalho devido à sobrecarga e insuficiência dos profissionais. No estágio hospitalar da disciplina Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente, optou-se por traçar  diagnósticos e possíveis cuidados para um paciente da Clínica Pediátrica. Foi escolhida uma paciente que deu entrada no Hospital Nossa Senhora da Saúde, Diamantina/MG, com queixa de dor no quadril, vítima de queda há oito dias, com diagnóstico de Epifisiolise fêmur direito. Objetivo: Traçar os diagnósticos de enfermagem, utilizando a taxionomia Nanda e Carpenito com intervenções prioritárias. Metodologia: os dados foram coletados durante a consulta de enfermagem, incluindo histórico de enfermagem, exame físico e consulta direta ao prontuário. Com esses dados, foram identificados os diagnósticos de enfermagem e as prescrições. Resultados e discussão: Os diagnósticos prioritários foram: Ansiedade caracterizada por choro, relacionado a procedimentos invasivos; Conforto prejudicado caracterizado por máscara facial de dor, choro e gemidos, relacionado ao tratamento cirúrgico; Risco para infecção relacionado à cirurgia, imobilidade prolongada e permanência prolongada no hospital; Deambulação prejudicada caracterizada por capacidade prejudicada para subir escadas, andar distâncias exigidas, andar em terreno inclinado e andar em superfícies irregulares, relacionado à fratura; Síndrome do déficit no auto cuidado, caracterizado pela habilidade prejudicada para colocar e retirar a roupa, pela incapacidade de transferir-se do e para o vaso sanitário ou urinol, dificuldade para acessar o transporte, relacionado à dor, à falta de coordenação, secundária a cirurgia. As prescrições propostas foram: Explicar os eventos usando ilustrações e termos simples apropriados à idade, além de fantoches, bonecos e modelos; Ensinar medidas não invasivas para redução da dor, como relaxamento e administrar analgésicos prescritos; observar as manifestações clínicas de infecção e instruir o indivíduo e a família quanto às causas, ao contagio e realizar técnica asséptica nas trocas de curativo; Assegurar o uso correto e seguro dos auxiliares de deambulação; Durante as atividades de auto cuidado proporcionar escolhas e solicitar as preferências (horário, produtos, localização), avaliar a capacidade de participar em cada atividade do auto cuidado. Conclusão: O diagnóstico de enfermagem permite sugerir um cuidado de enfermagem individualizado e direcionado para as necessidades prioritárias do paciente, realizando desta forma uma assistência de mais qualidade.

Palavras-chave


estudo de caso; diagnóstico de enfermagem; Nanda

Referências


•Carpenito-Moyet, Lynda Juall. Manual de diagnósticos de enfermagem/ Lynda Juall. Carpenito- Moyet; tradução Regina Garcez. 10ª ed. Porto Alegre: Artmed,2006. 640p; 21cm.

 

•Diagnósticos de enfermagem da NANDA: definições e classificação 2009-2011/ NANDA International; tradução Regina Machado Garcez. - Porto Alegre: Artmed, 2010.