Tamanho da fonte:
CONSTRUÇÃO DE PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR PARA PACIENTES COM DISTÚRBIO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO (AUTISMO) - A EXPERIÊNCIA DO PET-SAÚDE/REDE DE ATENÇÃO
Resumo
O autismo é considerado um distúrbio global do desenvolvimento que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, gera dificuldade de estabelecer socialização e ainda produz alterações no comportamento. De acordo com alguns estudos, o autismo tem se mostrado uma condição com alta prevalência na sociedade, tornando-se um dos transtornos do desenvolvimento mais comuns da atualidade. O presente estudo objetiva construir o Projeto Terapêutico Singular (PTS) para pessoas com Transtornos Mentais Graves e Persistentes e Distúrbios Globais do Desenvolvimento. A pesquisa em questão faz parte do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/Redes de Atenção), estando os pesquisadores inseridos no programa referido. O estudo metodológico do caso escolhido para a pesquisa baseou-se em análise de prontuário dos serviços de Saúde e Educação do município de Sobral- CE no qual a criança autista reside. Apesar das dificuldades inerentes à proposta de construção do PTS, avaliamos de forma positiva a experiência do PET, na medida em que ela aponta para a necessidade de repensarmos a formação para a saúde, bem como o reconhecimento, por parte da gestão e da atenção dos serviços de saúde, da importância do um a um, da singularidade da experiência de sofrimento psíquico de cada usuário. Nesse sentido, a experiência do PET-Saúde possibilita para nós, estudantes e profissionais da área da saúde que nele estão inseridos, uma oportunidade imprescindível de trabalhar de forma interdisciplinar, vivenciando e compartilhando experiências de iniciação ao trabalho, de acordo com as necessidades do SUS.
Referências
BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Linha de cuidado para a atenção às pessoas com transtornos do espectro do autismo e suas famílias na rede de atenção psicossocial do sistema único de saúde. Brasília – DF, 2013.
CARVALHO, L. G. P. et al. A construção de um Projeto Terapêutico Singular com usuário e família: potencialidades e limitações. O Mundo da Saúde, São Paulo, 2012.