Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
CONSTRUÇÃO DE PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR PARA PACIENTES COM DISTÚRBIO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO (AUTISMO) - A EXPERIÊNCIA DO PET-SAÚDE/REDE DE ATENÇÃO
Romell Parente Viana, Camilla Araújo Lopes Vieira, Luis Achilles Rodrigues Furtado, Lorena Arruda Parente, Iohana Karen Albuquerque Alves, Raul Alexandre Vasconcelos, Ana Carolina Fernandes de Oliveira, Ana Lorena Lima, Aristides Parente da Ponte Filho

Resumo


O autismo é considerado um distúrbio global do desenvolvimento que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, gera dificuldade de estabelecer socialização e ainda produz alterações no comportamento. De acordo com alguns estudos, o autismo tem se mostrado uma condição com alta prevalência na sociedade, tornando-se um dos transtornos do desenvolvimento mais comuns da atualidade. O presente estudo objetiva construir o Projeto Terapêutico Singular (PTS) para pessoas com Transtornos Mentais Graves e Persistentes e Distúrbios Globais do Desenvolvimento. A pesquisa em questão faz parte do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/Redes de Atenção), estando os pesquisadores inseridos no programa referido. O estudo metodológico do caso escolhido para a pesquisa baseou-se em análise de prontuário dos serviços de Saúde e Educação do município de Sobral- CE no qual a criança autista reside.  Apesar das dificuldades inerentes à proposta de construção do PTS, avaliamos de forma positiva a experiência do PET, na medida em que ela aponta para a necessidade de repensarmos a formação para a saúde, bem como o reconhecimento, por parte da gestão e da atenção dos serviços de saúde, da importância do um a um, da singularidade da experiência de sofrimento psíquico de cada usuário. Nesse sentido, a experiência do PET-Saúde possibilita para nós, estudantes e profissionais da área da saúde que nele estão inseridos, uma oportunidade imprescindível de trabalhar de forma interdisciplinar, vivenciando e compartilhando experiências de iniciação ao trabalho, de acordo com as necessidades do SUS.

Referências


BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Linha de cuidado para a atenção às pessoas com transtornos do espectro do autismo e suas famílias na rede de atenção psicossocial do sistema único de saúde. Brasília – DF, 2013.

CARVALHO, L. G. P. et al. A construção de um Projeto Terapêutico Singular com usuário e família: potencialidades e limitações. O Mundo da Saúde, São Paulo, 2012.