Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE NO ESTADO DE SÃO PAULO
Isis Alexandrina Casanova, Nildo Alves Batista, Lidia Ruiz Moreno

Resumo


Introdução. Os debates sobre formação do profissional da saúde ocupam um grande espaço nas discussões da política de saúde brasileira. A consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) requer a expansão de políticas públicas, ampliação da cobertura assistencial das redes de serviço e aprimoramento da formação na graduação e pós-graduação. A Residência Multiprofissional em Saúde (RMS) tem buscado no trabalho em equipe a integralidade do cuidado e a qualificação profissional para a ordenação dos recursos humanos para a efetivação do SUS. Nesta perspectiva, a Educação Interprofissional (EIP) torna-se necessária, promovendo novos sentidos às práticas profissionais e transcendendo fazeres profissionais individualizados e, assim, projetando para a formação da equipe. A EIP ocorre quando duas ou mais profissões aprendem juntas sobre o trabalho coletivo e sobre as especificidades de cada uma para a melhoria da qualidade do cuidado. Objetivos: mapear os Programas de RMS no Estado de São Paulo situando localização, natureza da instituição, número de vagas e número de áreas profissionais. Método: A coleta de dados foi realizada no portal do MEC (Ministério da Educação e Cultura) e nos editais dos respectivos programas no período de junho a julho de 2012. Com base no objeto da pesquisa determinamos como critérios de inclusão os programas de RMS oferecidas no Estado e que abrangessem no mínimo três profissões de saúde. Resultados. O total de instituições que albergam Programas de RMS foram 16: 6 localizadas na cidade de São Paulo e as demais em diferentes regiões do Estado (Campinas, Santos, Bauru, São Carlos, Marília, São José do Rio Pardo, Botucatu e Ribeirão Preto). Nessas instituições funcionam 34 programas sendo que 5 incluem 3 áreas profissionais, 13 contemplaram 4 áreas, 7 incluíram 5 áreas, 4  incluíram 6 áreas, 2 contemplaram 8 áreas e 3 programas contemplaram 9 áreas. O total de vagas disponibilizadas foi 386 contemplando as quatorze áreas profissionais da saúde. Quanto à natureza da instituição 8 são autarquias e 8 são entidades beneficentes sem fins lucrativos. Conclusão: A RMS com 3 ou mais áreas profissionais no Estado de São Paulo tem despertado o interesse das instituições, contribuindo para a formação de recursos humanos em saúde mais coadunados com as necessidades do SUS.

Palavras-chave


educação interprofissional;trabalho em equipe;residência multiprofissional

Referências


BRASIL. Mistério da Educação. Disponível em < http://emec.mec.gov.br/ >acesso em :05 de jun 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Residência multiprofissional em saúde: experiências, avanços e desafios / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação em Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2006. 414 p.: il. – (Série B. Textos Básicos de Saúde).

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Interministerial n.45, de 12 de janeiro de 2007. Dispõe sobre a Residência Multiprofissional em Saúde e a Residência em Área Profissional da Saúde e institui a Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 jan. 2007. Seção 1, p.28.

 

CAIPE:UK Centre for the Advancement of Interprofessional Education. Disponível em: <http://www.caipe.org.uk/about-us/defining-ipe>. Acesso em:04.jun.2013.

FEUERWERKES, LCM. Além do discurso da mudança na educação médica: processos e resultados. São Paulo: Editora Hucitec/Londrina: Rede Unida/ Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Educação Médica; 2002.

McNAIR,R. The case for education health care students in profissionalism as the core contest  of interprofessional educationa. Medical Education. 39 [5] (may 2005). 456-464.

MATTOS, R.A. Os sentidos da integralidade: algumas reflexões acerca de valores que merecem ser definidas. In: PINHEIRO, R; MATTOS, R.A. (Org). Os sentidos da integralidade na atenção e no cuidado à saúde. Rio de Janeiro: VERJ. IMS: ABRASCO, 2001.

MINAYO, M.C.S. O Desafio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. 8º     ed, São Paulo: Editora Hucitec, 2004.