Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO ESTRATÉGIA DE CAPACITAÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NO COMBATE AO USO INDISCRIMINADO E INCORRETO DE AGROTÓXICOS PELO HOMEM DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE SAPUCAIA/RJ
Antonio Henrique Vasconcellos da Rosa, Diego Ferreira de Souza, Marilda de Andrade, Helen Campos Ferreira

Resumo


O Brasil esta entre os maiores consumidores mundiais de agrotóxicos. Segundo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agrícola, em 2008 as vendas de agrotóxicos, foram de R$ 12.706 milhões de reais. Para o Ministério da Saúde os agrotóxicos estão entre os mais importantes fatores de risco para a saúde da população em geral. A estratégia Saúde da família tem como fator principal a promoção de saúde. A problemática existente na relação entre trabalhador rural e os agrotóxicos está presente no cotidiano de trabalho da equipe da ESF atuante no quinto distrito de Sapucaia/RJ, pois os moradores desta localidade tem sua economia centrada na agricultura e fazendo divisa com o Município de Teresópolis/RJ que também tem na agricultura a maior forma de subsistência de seus moradores. Portanto, o cuidado a esses trabalhadores rurais perpassa campo e núcleo de saberes e práticas dos profissionais de saúde. Requer mudanças nos valores e na postura da equipe de saúde da família, com aquisição, ampliação de conhecimentos e habilidades para a promoção da saúde, prevenção e cura de doenças considerando a realidade concreta através da educação permanente.  Objeto de Estudo A educação permanente desenvolvida na Unidade de saúde da família da Vila do Pião em Sapucaia/RJ como estratégia de capacitação de Agentes Comunitários de Saúde no combate ao uso indiscriminado e incorreto de agrotóxicos pelo homem do campo. Trata-se de estudo de abordagem qualitativa, pois se trata de proposta de pesquisa que confronta o saber-fazer. A construção deste estudo permitirá compreender como é organizado o cuidado prestado pela equipe de Estratégia de Saúde da Família da Vila do Pião a trabalhadores rurais expostos a agrotóxicos; descrever as peculiaridades do trabalho e do trabalhador rural; caracterizar os dados sócios demográficos dos profissionais da saúde que atuam na ESF e identificar as ações de saúde realizadas pelas equipes ESF com trabalhadores rurais, bem como com aqueles trabalhadores expostos a agrotóxicos. Este estudo poderá contribuir para que o cuidado aos trabalhadores rurais expostos aos agrotóxicos seja organizado pela equipe de saúde, de forma a contemplar tal especificidade, por intermédio da atenção integral a saúde. Os profissionais que compõem as equipes devem estar aptos a compreender e agir sobre os determinantes sociais do processo saúde/doença, o que implica realizar uma síntese de saberes a serem utilizados na definição dos cuidados dos indivíduos e famílias, para que estes não se restrinjam a práticas pontuais e curativas.

Palavras-chave


Educação Permanente, agrotóxico, agente comunitário

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 1.996, de 20 de agosto de 2007. Dispõe sobre as diretrizes para a implementação da política nacional de educação permanente em saúde. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 22 ago. 2007.

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Política de educação e desenvolvimento para o SUS: caminhos para a educação permanente em saúde - pólos de educação permanente em saúde. Brasília, 2004.

BRASIL, Ministério da Saúde.  Portaria 198/GM, de 13 de fevereiro de 2004. Institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor e dá outras providências. Brasília: Gabinete do Ministro, 2004.

BRASIL. Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Políticas de educação e desenvolvimento para o SUS: caminhos para a educação permanente em saúde. Brasília: M.S.; 2003.

BRASIL. Ministério da Saúde. Plano Anual de Capacitação: PAC 2009: programa de educação permanente do Ministério da Saúde/Ministério da Saúde, Secretaria-Executiva, Subsecretaria de Assuntos Administrativos. Brasília: M.S.; 2009.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 4, de dezembro de 1999. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 22 dez. 1999.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de assistência à Saúde. Coordenação de saúde e Comunidade.  Saúde da Família: uma estratégia para a reorientação do modelo assistencial. Saúde da Família. 1998;v.1:50-79.

 

BRITO, P.; MERCER, H.; VIDAL, C. Educação permanente em saúde, um instrumento de mudança. [S.l.: s.n.], 1988.

 

CECCIM Ricardo Burg, Educação Permanente em Saúde:desafio ambicioso e necessário Interface - Comunic, Saúde, Educ, v.9, n.16, p.161-77, set.2004/fev.2005.

 

DAVINI, M. C. Bases conceituais e metodológicas para a educação permanente na saúde. [S.l.]: OPS/PWR, 1989. (Pub., n. 18).62

 

DEMO, Pedro. Metodologia do Conhecimento Científico. São Paulo: Atlas, 2000. 159p.

 

FARAH, B. F. A educação permanente  no  processo  de  organização  em  Serviços  de saúde:  as  repercussões  do  curso  introdutório  para  equipes  de  saúde  da  família  - experiência do município de Juiz de Fora/MG [tese doutorado em saúde coletiva]. Rio de Janeiro: Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro; 2006.

FEUERWERKER, L. C.; LLANOS, C. (ORG). A educação dos profissionais de saúde na América Latina: teoria e prática de um movimento de mudança. São Paulo: Hucitec; Buenos Aires: Lugar Editorial; Londrina: Ed. UEL, 1999. p. 83-114.
FREIRE, Paulo.  Educação como prática da liberdade.  13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

 

GILL, Rosalind. Análise do discurso. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George (ed.) Pesquisa quantitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002. Cf. VERGARA, Sylvia Constant. Op. cit.