Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
CONSTRUÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA PET ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
Lais Rodrigues Monteiro, Lucas Nunes, Moroni Correa Oliveira, Diênice Beltran Silveira, Scheila Soares Oliveira, Maria de Lourdes Custódio Duarte, Odete Messa Torres

Resumo


As políticas de saúde mental, nos últimos 20 anos, têm passado por importantes e significativas modificações, como resultado do movimento internacional iniciado nos anos 50 em países como Inglaterra, França, Estados Unidos e Itália, as quais foram influenciadas pelas propostas de medicina preventiva, social, e das noções de equipe interdisciplinar e de novos modelos de gestão em saúde1. A Atenção Psicossocial na rede de cuidados em saúde é uma realidade recente no Brasil que convoca e exige mudanças individuais, sociais e institucionais. O desafio é político-social e exige um compromisso contínuo na construção de novas formas de lidar com o sofrimento psíquico2. Como estratégia de articulação da rede insere-se a construção de planos elaborados pelas equipes de Saúde Mental em parceria com as universidades esclarecendo como a rede está articulada e buscando o aperfeiçoamento das demandas do fluxo. Relatar a experiência do Programa Pet Redes de Atenção Psicossocial da UNIPAMPA na elaboração do plano municipal da rede de atenção psicossocial em Uruguaiana-RS. Parte da proposta de construção do plano municipal da Rede de Atenção Psicossocial pela Secretaria de Saúde do município de Uruguaiana-RS. Deu-se início a construção do mesmo durante os meses de outubro e novembro de 2013, contando com a colaboração de profissionais da rede de saúde mental e acadêmicos da Universidade Federal do Pampa dos cursos de enfermagem e fisioterapia, bolsistas do PET Redes de Atenção -Atenção Psicossocial. Os encontros ocorreram durante dois meses para coleta de dados e informações dos vários setores da rede, assim como a escrita do plano. Ao elaborar o plano de Atenção Psicossocial foi possível evidenciar o grande conhecimento exigido, tanto na área de Saúde mental, quanto acerca da realidade dos serviços que a compõe, reforçando a necessidade do desenvolvimento coletivo através de parcerias entre ensino e rede de saúde no que se refere à atenção psicossocial das diversas esferas institucionais de saúde de Uruguaiana-RS. Nota-se a importância desta produção pela troca de experiências entre profissionais e acadêmicos, aliando conhecimentos científicos e teóricos e conhecimentos práticos dos que atuam na área de saúde mental, abrindo espaço para a articulação e discussões da realidade da rede de atenção psicossocial do município.

Palavras-chave


Saúde Mental; Política de Saúde; Plano.

Referências


1-    FUREGATO, A R F. Políticas de saúde mental do Brasil. Revista da Escola de Enfermagem da USP, volume 43, número 2. São Paulo, junho de 2009.

2-    COSTA eT al. Desafios da Atenção Psicossocial na Rede de Cuidados do Sistema Único de Saúde do Brasil. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, número 7, Porto, junho de 2012.