Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
CONHECIMENTO E ADESÃO DOS DIABÉTICOS Á TERAPIA ALIMENTAR EM UMA COMUNIDADE DO VALE DO JEQUITINHONHA
Jessica Aparecida da Conceição, Kesia Meiriele Souza, Claudia Aparecida Fernandes Cordeiro, Cleber Henrique Veloso, Dominick Danielle Mendonça Santos

Resumo


O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crônica não transmissível que acomete grande parte da população se tornando assim um problema de saúde pública. Prevenir ou retardar as complicações do diabetes está diretamente relacionada á adesão ao tratamento. O estudo teve como objetivo conhecer acerca da alimentação e adesão a terapia nutricional dos pacientes portadores de DM em uma comunidade do Vale do Jequitinhonha . Trata-se de um estudo qualitativo, tipo estudo de caso realizado em uma comunidade do Vale do Jequitinhonha. Como procedimento metodológico utilizou-se entrevista não diretiva em grupo, formado por 22 pacientes portadores de DM, de idades e escolaridade variadas. Por meio da análise temática, constatou-se que as condições socioeconômicas e a distância geográfica da comunidade favorecem o saber popular. As informações alimentares que possuíam, foram realizadas pelo enfermeiro da Unidade Básica de Saúde (UBS), e  quanto maior o tempo que se tem o DM mais facilidade a pessoas tem de falar sobre o assunto. A maioria dos diabéticos tem conhecimento básico de sua doença e do tipo de alimento que pode ser ingerido, mas não fazem uso desses. O uso de plantas medicinais conhecidas popularmente como capazes de controlar a glicemia são constantes, quanto ao modo de adquirir os alimentos todos relataram que são encontrados nas feiras ou plantio de hortas. Concluiu-se que a população diabética dessa comunidade tem conhecimento da sua alimentação, mas tem grande dificuldade de adesão á terapia alimentar, visto que ainda são norteados por valores culturais, crenças costumes e condutas como, por exemplo, o uso de plantas medicinais em larga escala. Portanto torna-se relevante a participação da enfermagem no desenvolvimento de ações para melhorar a  adesão á terapia nutricional nessa comunidade.  .

Palavras-chave


diabetes Mellitus; terapia alimentar; tratamento

Referências


SMETLZER, Suzanne C; BARE, Brenda G. Tratado de Enfermagem médico-cirúrgica. 10ºed. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro-RJ.2005.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica – Brasília : Ministério da Saúde, 2006. (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Cadernos de Atenção Básica, n. 19).