Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
O MOMENTO DO TUTOR SER ALUNO... REFLETINDO SOBRE O PAPEL DO ORIENTADOR DE APRENDIZAGEM DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE MUDANÇAS
Elaine Franco dos Santos Araujo, Maria Paula Cerqueira Gomes, Luciana Alves Pereira

Resumo


Introdução: Trata-se de um relato de experiência sobre a relação tutor-orientador de aprendizagem no Curso de Especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde. Por ter vivenciado, pela primeira vez, a experiência de ser tutora deste curso, desenvolvido na modalidade de educação à distância, senti de forma especial a importância de ter um orientador de aprendizagem com quem pudesse compartilhar e que fosse um ponto de apoio para minhas necessidades e dificuldades iniciais. Objetivos: Relatar a experiência exitosa do acompanhamento das atividades de tutoria por um orientador de aprendizagem; Enfatizar a importância do acompanhamento de um orientador de aprendizagem para o exercício da tutoria. Método: Estudo qualitativo, com abordagem descritivo-exploratória, desenvolvido a partir das experiências e relatos de tutoras trocados nas reuniões de educação permanente no pólo Resende/RJ. A análise foi feita através da análise de conteúdo. Resultados preliminares: Ao contrário do que afirma Nunes et al (2012), que ressalta que “o Supervisor de Tutoria executa atividade de cunho administrativo, e não pedagógico”, percebeu-se através do presente relato, que o orientador de aprendizagem tem sim um importante papel pedagógico. Nas reuniões de educação permanente realizadas entre as tutoras e a orientadora de aprendizagem havia uma intensa troca de experiências, bem como das suas potencialidades e fragilidades no exercício da tutoria. Neste momento, as tutoras tornavam-se como que seus próprios alunos, avaliando processos e sendo avaliadas pela orientadora de aprendizagem nos diferentes contextos vivenciados. Conclusão: Se por um lado o tutor atua no sentido de facilitar a criação e o fortalecimento de vínculos afetivos entre todos e promover a apropriação do material por quem estuda, por outro lado, poder contar com um orientador de aprendizagem que se ocupa em facilitar-lhe este processo tutorial, faz com que o tutor experimente a vivência de ser tutor e de ser aluno ao mesmo tempo.

Palavras-chave


Tutoria; Orientador de Aprendizagem; Formação Superior de Profissionais de Saúde.

Referências


ANDRADE, J. B. F. A mediação na tutoria on line: o entrelace que confere significado à aprendizagem. In: SANTOS, G. S. & ANDRADE, J. B. F. (org.) Virtualizando a Escola. Migrações docentes rumo a sala de aula virtual. Brasília: Ed. Liber Livro, 2010.

BOTTI, S. H. de O. e REGO, S. Preceptor, supervisor, tutor e mentor: Quais são seus papéis? Revista Brasileira de Educação Médica. V. 32, n. 3; p. 363-73, 2008.

CAMPOS, Gilda; ROQUE, Gianna; AMARAL, Sergio (org.) Dialética da Educação a Distância. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2007. In: SÁ, Odete S. A mediação pedagógica na construção da autonomia em um curso típico de EaD. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Mediação Pedagógica. Rio de Janeiro: PUC, 2010.

NUNES, T. S. et al. GESTÃO DE TUTORIA: o papel do Supervisor de Tutoria. Novas Tecnologias na Educação. CINTED-UFRGS. V. 8 Nº 1, EAD, 2010.