Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO PRÉVIO E AS LACUNAS DA EDUCAÇÃO NO TRATAMENTO DOS INDIVÍDUOS COM DIABETES MELLITUS TIPO 1
Ana Paula Franco Pacheco, Jefferson Luiz Brum Marques, Rita de Cássia Bruno Sandoval

Resumo


Objetivo: Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1) necessita de tratamento e controle que exigem cuidados com a dieta, medicamentos e estilo de vida. O projeto avaliou conhecimento prévio e informações sobre necessidades básicas de tratamento dos indivíduos com DM1 quanto a sua situação saúde-doença, identificando as lacunas na educação e suas maiores dificuldades. Material e Métodos: Pesquisa qualitativa, desenvolvida durante 5 meses, baseada no ponto de vista de conhecimento dos indivíduos com DM1. Elaborou-se um questionário embasado no Dose Adjustment For Normal Eating (DAFNE), proposta educativa para indivíduos com DM1. Uma das ações é ajustar a insulina de acordo com a Contagem de Carboidratos (CHO) contidos nas refeições, e aplicado para 30 indivíduos com DM1, faixa etária 18 a 44 anos. Continha 22 questões, cada uma com valor de 0 a 10, totalizando 220 pontos e divididas em 4 categorias: (1) Alimentação/CHO e Atividade Física; (2) Insulinização; (3) Manejo de Glicemias e (4) Complicações. Foram avaliados os acertos, juntamente com a análise das opiniões individuais durante as consultas. Resultados: Representam Médias±EPM (%) de acertos: Insulinização 47,4±3,1; Alimentação/CHO e Atividade Física 34,9±3,2; Manejo de Glicemias 64,9±1,8; Complicações 39,8±3,7 e Acertos Totais 48,2±1,9.Discussão: Das quatro categorias, “Alimentação/CHO e Atividade Física” teve o menor índice. Apenas “Manejo de Glicemias” atingiu média de acertos acima de 50%. Considera-se um conhecimento “aparente”, devido a alta incidência de descontrole da doença. Muitos são os princípios do autocuidado diário e incluem entender a relação alimentos/CHO; calcular e combinar a quantidade certa de insulina; reconhecer e saber se auto tratar no caso de hipoglicemias e ajustar a insulina e alimentos em diferentes situações como exercício físico, ingestão alcoólica, dias doentes, viagens. As 4 categorias estudadas englobam esses cuidados de grande relevância no dia-a-dia dos indivíduos com DM1. A complexidade para execução de autocuidado efetivo depende de fatores além do conhecimento, como condições de vida, fatores culturais e outros. Conclusão: É necessário identificar as lacunas no processo ensino-aprendizagem e garantir que estejam utilizando corretamente as informações obtidas para o manejo desta condição crônica de saúde. Um desses modelos já validado é o DAFNE, o qual está sendo implantado em nossa Instituição, abordando essencialmente, as 4 categorias citadas.

Palavras-chave


Educação Estruturada em Saúde; Diabetes Mellitus Tipo 1; DAFNE

Referências


[1]: International Diabetes Federation. What is diabetes?. [homepage da internet]. russels (BE): IDF; 2008. [acesso em 2013 June 22]. Disponível em: http://www.idf.org/home/index.cfm?node=2.

[2]: DAFNE Dose Adjustment for Normal Eating: [homepage da internet] Disponível em: http://www.dafne.uk.com/

[3]: Grupo Interdisciplinar de Padronização da Hemoglobina Glicada. (2009) Disponível em : <http://www.diabetes.org.br/attachments/502_posicionamentos_SBD_3_jan09.pdf>. Acesso em: 10 Outubro 2012.

[4]: Mühlhauser I, Berger M. Diabetes education and insulin therapy: when will they ever learn? J Intern Med 1993;233:321-6.