Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PROGRAMA NACIONAL DE REORIENTAÇÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE (PRÓ-SAÚDE) E PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE (PET-SAÚDE) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (UNIPAMPA): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Anali Martegani Ferreira, Odete Messa Torres, Andressa da Silveira, Maria de Lourdes Custódio Duarte

Resumo


O PRÓ-PET Saúde da UNIPAMPA foi proposto pelo Campus Uruguaiana, que possui os cursos de educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia e medicina veterinária visando à integração com os cursos de nutrição e serviço social da UNIPAMPA, dos Campi de Itaqui e São Borja. Pretende-se desenvolver estratégias de intercâmbio discente e de articulação entre cursos, que favoreçam ações interdisciplinares e potencializem a atuação da UNIPAMPA em resposta as necessidades de saúde da região. Justifica-se a idealização dos Grupos PET Saúde, considerando-os prioritários para as ações de saúde e ampliação de atividades realizadas junto aos profissionais de saúde e usuários do SUS local e regional. Busca-se intervir no processo formativo para que a graduação privilegie as necessidades sociais, levando em conta as dimensões históricas, econômicas e culturais da população na construção de ações de atenção e educação em saúde, atuando de forma interdisciplinar e integrada ao sistema de saúde local, em detrimento à formação centrada na assistência individual e com foco à especialização. Apresenta como objetivo geral a integração ensino-serviço-comunidade-gestão setorial entre cursos da área da saúde, com vistas à integração inter-campi, em resposta as necessidades de saúde da população da região da fronteira oeste do Estado do RS, das demandas de formação dos profissionais de saúde, da participação e controle social, articulado as políticas publicas que envolvem o SUS. Organiza-se a partir de cinco grupos PETs: um grupo PET Redes de Atenção (Edital no 24/2011), dois grupos PET Vigilância (Edital no 28/2012) e dois PET Redes de Atenção – Atenção Psicossocial e Hospitais SOS Emergência (Edital no 14/2013), envolvendo 1 coordenador geral, 5 tutores, 30 preceptores e 60 bolsistas. Uma ação inicial ocorreu a partir de uma oficina, realizada em outubro de 2013, para a discussão dos eixos e vetores do PRÓ-Saúde com vistas à construção de ações e propostas coerentes com o projeto aprovado junto ao MS/SGTES. Dentre os desafios coloca-se uma maior integração entre os grupos e cursos envolvidos com o PRO-PET-Saúde da UNIPAMPA. Como resultados preliminares se identifica a potencialidade dos Grupos PET em desenvolver ações junto aos trabalhadores e comunidade, potencializando as ações em curso de caráter multidisciplinar integrando universidade, gestão, serviço e comunidade propondo novos desenhos e ações consoantes às necessidades de gestão, formação, atenção e controle social em saúde.

Palavras-chave


Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde; Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. EDITAL No 24, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2011, SELEÇÃO DE PROJETOS DE INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR.

PROGRAMA NACIONAL DE REORIENTAÇÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE (PRÓ-SAÚDE) E PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE (PET–SAÚDE) – 2012 – 2013, Universidade Federal do PAMPA/UNIPAMPA, 2013.