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PROJETO DE EXTENSAO CIRANDAS DE SABERES: RODAS DE CONVERSA E O FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE SOCIAL
Resumo
O presente trabalho refere-se à experiência do Projeto de extensão Cirandas dos Saberes desenvolvidos pelos alunos da Universidade Federal do Piauí – campus de Parnaíba pelo Núcleo de Estudos em Saúde Publica e o Grupo de Estudos Marxistas no Assentamento Cajueiro do Movimento de Trabalhadores Sem Terra (MST). O projeto numa perspectiva dialética estruturou-se em três dimensões: resgate da história de luta e resistência da comunidade, direito à saúde e formação política. O presente trabalho objetiva apresentar a dimensão do resgate da história de luta e resistência da comunidade através de rodas de conversas desenvolvidas com crianças, jovens e adultos da comunidade Cajueiro. A metodologia utilizada foi de pesquisa ação, observação participante e história oral, que trabalham com a perspectiva de encontro entre saber popular e o saber acadêmico sendo que os atores inseridos no processo constroem conhecimento compartilhado interligando a pesquisa e a intervenção. A história oral busca compreender o processo de luta e resistência através dos discursos daqueles que fazem parte da comunidade e vivenciaram o mesmo. A fim de fortalecer o vínculo desta com as origens históricas e culturais do MST, pretendeu-se estabelecer um elo entre universidade e comunidade, realizado por meio de conversas integrativas abordando os temas geradores. Inclui-se nesse projeto, o desenvolvimento de oficinas temáticas com círculo de cultura, documentário, a construção de uma horta comunitária como estratégias de problematização e fortalecimento do vínculo comunitário. O primeiro momento ocorreu através de visitas à comunidade, desenvolvido pela dimensão de direito a saúde com o fim de sensibilização para o desenvolvimento das rodas de conversas e a interação com os pesquisadores. Consideramos como resultados desta experiência a importância da formação orientada para as necessidades comunitárias e o desenvolvimento de metodologias participativas de trabalho comunitário e fortalecer a relação da Universidade com os movimentos sociais podendo reforçar a sua posição de luta, e o sentimento de pertença, empoderamento e um interesse pela continuação do projeto. Entre as situações limites, emergiu o olhar midiático acerca dos movimentos sociais, especialmente sobre o MST, no entanto a partir da imersão na comunidade, do diálogo com os moradores e lideranças do movimento permitiu-se uma reflexão acerca das ideologias e realidade da comunidade.
Palavras-chave
Comunidade; resgate; luta.