Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PRÁTICA EDUCATIVA DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA E PRIMEIROS SOCORROS COM ADOLESCENTES
Marcos Antonio Messias de Oliveira Júnior, Mariza Almeida Silva, Alana Amanda Barreto Pereira, Ana Paula Assunção Moreira, Laís Texeira da Silva Almeida, Marcela Luz Sacramento, Ráissa Soraya Souza de Oliveira

Resumo


Entende-se por metodologias ativas propostas pedagógicas baseadas na autonomia, onde espectador é capaz de gerenciar o seu processo de formação. O suporte básico de vida e as ações de primeiros socorros reúnem aplicação de procedimentos de emergência que devem ser aplicados por todos os socorristas, incluindo leigos e profissionais de saúde. Relatar experiência de uma prática educativa envolvendo temas do suporte básico de vida e em primeiros socorros, pautado na aplicação de metodologias ativas. Esta atividade foi realizada com grupo de cerca de 25 adolescentes na faixa etária de 15 a 18 anos em uma escola pública em Salvador-Bahia. Foram abordados 5 temas: parada cardiorrespiratória, queimaduras, engasgo, desmaio e intoxicação. A metodologia adotada foi a simulação realística, na qual os participantes foram divididos em 5sub-grupos e encenaram as situações propostas pelos mediadores do PET-Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, de acordo com o conhecimento prévio que possuíam sobre a temática. Após cada apresentação todos adolescentes, incluindo os dos outros subgrupos, discutiram e opinaram sobre as atitudes tomadas na cena, e posteriormente os mediadores do grupo explanaram os erros e atitudes corretas em cada situação, promovendo e trocando conhecimento de forma mais eficaz e dinâmica. Os alunos se mostraram muito interessados em realizar as encenações e após a prática houve uma vasta discussão a respeito das temáticas e das dúvidas pertinentes aos assuntos. Eles mostraram entendimento sobre as condutas necessárias a serem realizadas nas situações de emergência explanadas, demonstrando que a metodologia ativa (encenação teatral) foi facilitadora no processo de ensino-aprendizagem sendo possível observar que o conhecimento foi absorvido e aprimorado por ambas as partes. Desse modo, percebe-se a necessidade de se construir novos espaços de discussão a cerca dos cuidados de primeiros socorros, a fim de formar possíveis multiplicadores dessa temática. Se faz necessário preparar a população para as situações de urgência e emergência corriqueiras e inesperadas, no sentido de minimizar os prejuízos e risco de vida para a possível vítima, garantindo a manutenção da vida até que chegue o suporte adequado.

Palavras-chave


Suporte básico, Educação permanente, Primeiros socorros

Referências


SBC. I Diretriz de Ressuscitação Cardiopulmonar e Cuidados Cardiovasculares de Emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Vol 101, nº 2, Supl. 3, agosto 2013.