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PRÁTICA EDUCATIVA DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA E PRIMEIROS SOCORROS COM ADOLESCENTES
Resumo
Entende-se por metodologias ativas propostas pedagógicas baseadas na autonomia, onde espectador é capaz de gerenciar o seu processo de formação. O suporte básico de vida e as ações de primeiros socorros reúnem aplicação de procedimentos de emergência que devem ser aplicados por todos os socorristas, incluindo leigos e profissionais de saúde. Relatar experiência de uma prática educativa envolvendo temas do suporte básico de vida e em primeiros socorros, pautado na aplicação de metodologias ativas. Esta atividade foi realizada com grupo de cerca de 25 adolescentes na faixa etária de 15 a 18 anos em uma escola pública em Salvador-Bahia. Foram abordados 5 temas: parada cardiorrespiratória, queimaduras, engasgo, desmaio e intoxicação. A metodologia adotada foi a simulação realística, na qual os participantes foram divididos em 5sub-grupos e encenaram as situações propostas pelos mediadores do PET-Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, de acordo com o conhecimento prévio que possuíam sobre a temática. Após cada apresentação todos adolescentes, incluindo os dos outros subgrupos, discutiram e opinaram sobre as atitudes tomadas na cena, e posteriormente os mediadores do grupo explanaram os erros e atitudes corretas em cada situação, promovendo e trocando conhecimento de forma mais eficaz e dinâmica. Os alunos se mostraram muito interessados em realizar as encenações e após a prática houve uma vasta discussão a respeito das temáticas e das dúvidas pertinentes aos assuntos. Eles mostraram entendimento sobre as condutas necessárias a serem realizadas nas situações de emergência explanadas, demonstrando que a metodologia ativa (encenação teatral) foi facilitadora no processo de ensino-aprendizagem sendo possível observar que o conhecimento foi absorvido e aprimorado por ambas as partes. Desse modo, percebe-se a necessidade de se construir novos espaços de discussão a cerca dos cuidados de primeiros socorros, a fim de formar possíveis multiplicadores dessa temática. Se faz necessário preparar a população para as situações de urgência e emergência corriqueiras e inesperadas, no sentido de minimizar os prejuízos e risco de vida para a possível vítima, garantindo a manutenção da vida até que chegue o suporte adequado.
Palavras-chave
Suporte básico, Educação permanente, Primeiros socorros
Referências
SBC. I Diretriz de Ressuscitação Cardiopulmonar e Cuidados Cardiovasculares de Emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Vol 101, nº 2, Supl. 3, agosto 2013.