Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
FORMAÇÃO EM SAÚDE: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E INTERDISCIPLINARIDADE.
Daisy Santos de Almeida, Maria Constantina Caputo

Resumo


A extensão universitária desde a sua origem, aparece como meio de diminuir a distância entre universidade e sociedade, podendo contribuir no processo de ensino aprendizagem, onde, com sua metodologia diferenciada, são feitos de encontros entre alunos, professores e comunidade, o que possibilita articulação de novos saberes (CASTRO, 2004). A diretriz de interdisciplinaridade e interprofissionalidade nas atividades extensionistas presentes na Política Nacional de Extensão Universitária busca articular uma visão mais ampla a uma visão mais especializada diante da complexidade em que se estruturam as comunidades, setores e grupos sociais com os quais se desenvolvem as ações de extensão (BRASIL, 2012).Nessa perspectiva, Melo Neto (2002) afirma que o trabalho interdisciplinar da extensão contribui para ampliar a visão do social. Assim, o presente estudo busca analisar os impactos da interdisciplinaridade na formação dos alunos da área de saúde que participaram das Atividades Curriculares em Comunidade (ACCs), uma modalidade de extensão universitária da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Para tanto, utilizou-se uma metodologia quali-quantitativa, na qual foram aplicados questionários semiestruturados, com um grupo de 56 alunos de distintas graduações da área de saúde da UFBA, e que realizaram ACC’s nos anos de 2010 a 2012, analisados mediante a técnica de análise de conteúdo. A maioria dos estudantes, 82% destes, identificaram ações interdisciplinares durante a sua participação na referida atividade, enquanto 11% não identificaram a interdisciplinaridade nas atividades, e 7% do total não responderam este item. Porém 100% dos discentes, que compõem essa pesquisa, relatam que a participação nas ACCs influenciou na sua formação acadêmica, pessoal ou profissional, e até mesmo nas três dimensões. O caráter interdisciplinar dessa modalidade de extensão da UFBA aparece com maior impacto na formação acadêmica dos alunos, proporcionando uma troca de saberes entre as distintas áreas do conhecimento, auxiliando na construção do pensamento crítico sobre a realidade, na perspectiva da integralidade dos distintos sujeitos. Percebe-se também, que a participação em atividades de extensão possibilita aos discentes da área de saúde da UFBA, a articulação direta entre o ensino e o exercício da cidadania, na qual os sujeitos estão conscientes de suas responsabilidades na sociedade onde estão inseridos.

Palavras-chave


formação em saúde, extensão universitária, interdisciplinaridade

Referências


CASTRO, Luciana Maria Cerqueira. A universidade, a extensão universitária e a produção de conhecimentos emancipadores. Associação NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Caxambu, MG, 2004. Anais... 27ª Reunião. Disponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/27/gt11/t1111.pdf>. Acesso em: 07 jan. 2013.

BRASIL. Política Nacional de Extensão Universitária. Fórum de Pró-Reitores das Universidades Públicas Brasileiras. Manaus, 2012;

MELO NETO, José Francisco de.Extensão universitária como trabalho social útil. Universidade Federal da Paraíba, Programa de Pós-Graduação em Educação João Pessoa, mimeo, 2002. Disponível em:< http://www.prac.ufpb.br/copac/extelar/producao_academica/artigos/pa_a_ext_trabalho_social.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2013.