Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
AÇÕES DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE COM UM GRUPO DE IDOSOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Leidy Dayane Paiva de Abreu, Glícia Mesquita Martiniano Mendonça, Neíres Alves Freitas, Antônio Emanuel Martins Bezerra, Ana Hirley Rodrigues Magalhães, Raquel Xavier Guimarães, Ingrid Calvalcante Tavares Balreira

Resumo


Introdução: A relevância de realizarmos um relato dessa experiência advém do fato de visualizarmos os desafios impostos ao serviço e as metas para uma melhor qualidade da prestação de serviços com os idosos da comunidade. Objetivos: Relatar aexperiência vivenciada por acadêmicos internos de enfermagem e educação físicada Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, com o Grupo de Idosos de um CSF do município de Sobral/CE. Metodologia: A experiência ocorreu de agosto a dezembro de 2013, realizada através do CSF Centro. O grupo de Idosos tem 22 mulheres de 55 a 85 anos. As atividades são desenvolvidas por nós acadêmicos, equipe do território, uma enfermeira, uma fisioterapêuta e tres Agentes Comunitários de Saúde, com realização da caminhada junto aos idosos, duas vezespor semana, das 07:00 às 08:00 da manhã na calsada da prefeitura municipal. São feitas dinâmicas, exercícios de alongamento e caminhada, o momento é avaliado,cada integrante expressa o achou. É feito um contrato em saúde com os idosos no início do semestre, eles escolhem as teméticas que querem abordar. É realizado um momento de confraternização na primeira quinta-feira de cada mês. No encontro é realizada a explanação de uma das temáticas escolhidas no contrato e em seguida o café da manhã. Eles passam por avaliações, aferição da pressão arterial, taxa de glicose, orientações sobre hábitos saudáveis, acompanhamento com aqueles que estão no grupo de risco como os diabéticos e hipertensos por profissionais de saúde. Resultados: Constatamos uma melhora considerável entre os idosos. Houve um avanço na perspectiva de vida, por meio da prática da atividade física que assegura uma maior independência, autonomia, melhor condição de saúde, bem-estar e a capacidade de atuarem no meio social. Éinteressante ressaltar o prazer que esses têm em participar do grupo, uma vez que houve uma maior desenvoltura dos mesmos, com participações mais ativa no grupo e comunidade.  As ações desenvolvidas nos permitiram conhecer sobre a autopercepção, carências, problemas de saúde aos quais são acometidos nessa fase, além dos projetos devida. Conclusão: Compreendemos que as ações em saúde necessitam serintersetoriais, com articulação de eventos e atividades voltadas aos idosos, que reflita em uma velhice saudável por meio da atividade física, dieta balanceada, combatendo o isolamento social, muito comum nesta fase da vida, fazendo com queo idoso sinta-se estimulado em sua autoestima.

Palavras-chave


idosos, saúde, grupo

Referências


CAMARANO, Ana et al. Idosos Brasileiros: Indicadores de condições de vida e acompanhamento de políticas. Brasília Presidência da República, Subsecretaria de Recursos Humanos, DF, 2006-06. CAMARGO, K; Veras, R. P. Idosos e universidade: parceria para qualidade de vida. In: VERAS, R. (org.). Terceira Idade: um envelhecimento digno para o cidadão do futuro. Edição. Rio de Janeiro: Relume - Dumará / UnATI / UERJ, 1995.