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O PAPEL DO RESIDENTE NA ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇAS
Resumo
Caracterização do problema: A implicação dos residentes multiprofissionais com o projeto de reforma sanitária provoca inquietações, mudanças de rotinas históricas, visibilidade da necessidade da atenção multiprofissional. Para tanto, é essencial que o residente mantenha uma práxis reflexiva para que não seja reprodutor de práticas conservadoras. Descrição da experiência: A partir da entrada dos residentes, gera-se expectativas de mudanças das práticas na instituição. O desenvolvimento de Projeto Terapêutico Singular (PTS), motivação para Educação Permanente e desenvolvimento de projetos em linhas de cuidado, foram ações protagonizadas por residentes em parceria com preceptores de campo, tutores e gestores do Hospital. A aproximação entre professores dos diversos cursos e graduandos, foi relevante para aperfeiçoar os conhecimentos entre ambos sobre ensino-aprendizagem, estreitando assim o vínculo ente a Academia e o Hospital. Os residentes discutiram sobre a legislação da residência, realizaram fóruns com objetivo de normatizar e regulamentar o Programa de Residência Multiprofissional, juntamente com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade, contribuindo assim com a Gestão Universitária, participaram também de articulações debate juntamente com município e estado, visto que o SUS é um projeto coletivo societário. Efeitos alcançados: Dentre os avanços obtidos ao longo de dois anos na Residência destacam-se: a ampliação da concepção da residência enquanto política de inovação na educação e na saúde, nos atores envolvidos no programa (residentes, preceptores, orientadores, tutores e gestores); a extensão da continuidade do cuidado, potencializando a assistência nas unidades; a amplificação da intersetorialidade provocada pela passagem dos residentes; a geração de agentes multiplicadores de uma visão ampliada de saúde; a consolidação de parcerias na construção de novo modelo de ensino em serviço; a redução do distanciamento entre a graduação a residência; a aproximação com a rede de educação em saúde do município; e o reconhecimento legal, enquanto programa de pós-graduação lato sensu da universidade. Recomendações: Fortalecer parcerias com a Rede Local de Saúde através da inserção no Colegiado da Rede Escola. Instalar novos dispositivos de mudança nos serviços. Reconhecer de fato, não apenas de direito, a proposta da Residência como um dos programas de ensino da universidade.