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A CONSTRUÇÃO DE UMA PESQUISA INTERDISCIPLINAR SOBRE AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO EM SAÚDE
Resumo
Esta pesquisa surgiu a partir da experiência de docentes e discentes no Programa Nacional de Reorientação da Formação profissional em Saúde (Pró-Saúde) e no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (Pet-Saúde). Tal experiência suscitou a seguinte indagação: como as universidades estão formando profissionais para atuar no SUS, na Atenção Primária à Saúde? Financiada pelo PPSUS-2012, a pesquisa Avaliação da formação de profissionais de saúde de nível superior pelas universidades públicas em Fortaleza-CE está avaliando os seguintes cursos: Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social. A equipe de pesquisadores é formada por professores, profissionais e estudantes – graduação e pós-graduação – dos cursos estudados. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, com análise documental e trabalho de campo com entrevistas semi-estruturadas com docentes, discentes e egressos das duas universidades públicas de Fortaleza. Foram definidos como referenciais de análise dos processos formativos os eixos do Pró-Saúde: orientação teórica, cenários de prática e orientação pedagógica com ênfase na APS; e o quadrilátero da formação em saúde: ensino, atenção, gestão e controle social (Ceccim; Feuerwerker, 2004). O objetivo deste trabalho é relatar a experiência desse grupo de pesquisa abordando a formação de pesquisadores numa perspectiva interdisciplinar. Para viabilizar a interdisciplinaridade foram elaboradas estratégias de ensino-aprendizagem para que os participantes da pesquisa se habilitassem a discutir o processo formativo de forma ampliada. Dessa forma, realizamos oficinas de embasamento conceitual, para refletir coletivamente alguns elementos, tais como: o papel da universidade, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), currículo, projeto político pedagógico, interdisciplinaridade, formação, correntes pedagógicas e avaliação. O processo demandou a necessidade de conhecer a história da formação das diferentes profissões da saúde e realizar uma análise comparativa das DCN’s e dos projetos pedagógicos. A apropriação desses referenciais está possibilitando o entendimento das diferentes dimensões da formação profissional no âmbito das universidades estudadas. A experiência tem nos proporcionado a troca de saberes entre os diversos campos do conhecimento e das práticas tendo como eixo a interdisciplinaridade, contribuindo para a formação de pesquisadores com expertise em avaliação da formação.
Palavras-chave
Pesquisa; Formação Profissional; Avaliação; Interdisciplinaridade
Referências
CECCIM, RB.; FEUERWERKER, LCM. O Quadrilátero da Formação para a Área da Saúde: Ensino, Gestão, Atenção e Controle Social. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 14(1):41- 65, 2004.