Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A CONSTRUÇÃO DE UMA PESQUISA INTERDISCIPLINAR SOBRE AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO EM SAÚDE
Lucia Conde de Oliveira, Milena Bezerra de Oliveira, Caroline Oliveira da Silva, Barbara Diniz Lima Vieira Arruda, Ana Paula Silveira de Morais Vasconcelos, Maria Homéria Leite de Morais Sampaio, Lúcia de Fátima Rocha Bezerra Maia, Virgínia Márcia Assunção Viana

Resumo


Esta pesquisa surgiu a partir da experiência de docentes e discentes no Programa Nacional de Reorientação da Formação profissional em Saúde (Pró-Saúde) e no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (Pet-Saúde). Tal experiência suscitou a seguinte indagação: como as universidades estão formando profissionais para atuar no SUS, na Atenção Primária à Saúde? Financiada pelo PPSUS-2012, a pesquisa Avaliação da formação de profissionais de saúde de nível superior pelas universidades públicas em Fortaleza-CE está avaliando os seguintes cursos: Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social. A equipe de pesquisadores é formada por professores, profissionais e estudantes – graduação e pós-graduação – dos cursos estudados. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, com análise documental e trabalho de campo com entrevistas semi-estruturadas com docentes, discentes e egressos das duas universidades públicas de Fortaleza. Foram definidos como referenciais de análise dos processos formativos os eixos do Pró-Saúde: orientação teórica, cenários de prática e orientação pedagógica com ênfase na APS; e o quadrilátero da formação em saúde: ensino, atenção, gestão e controle social (Ceccim; Feuerwerker, 2004). O objetivo deste trabalho é relatar a experiência desse grupo de pesquisa abordando a formação de pesquisadores numa perspectiva interdisciplinar. Para viabilizar a interdisciplinaridade foram elaboradas estratégias de ensino-aprendizagem para que os participantes da pesquisa se habilitassem a discutir o processo formativo de forma ampliada. Dessa forma, realizamos oficinas de embasamento conceitual, para refletir coletivamente alguns elementos, tais como: o papel da universidade, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), currículo, projeto político pedagógico, interdisciplinaridade, formação, correntes pedagógicas e avaliação. O processo demandou a necessidade de conhecer a história da formação das diferentes profissões da saúde e realizar uma análise comparativa das DCN’s e dos projetos pedagógicos. A apropriação desses referenciais está possibilitando o entendimento das diferentes dimensões da formação profissional no âmbito das universidades estudadas. A experiência tem nos proporcionado a troca de saberes entre os diversos campos do conhecimento e das práticas tendo como eixo a interdisciplinaridade, contribuindo para a formação de pesquisadores com expertise em avaliação da formação.

Palavras-chave


Pesquisa; Formação Profissional; Avaliação; Interdisciplinaridade

Referências


CECCIM, RB.; FEUERWERKER, LCM. O Quadrilátero da Formação para a Área da Saúde: Ensino, Gestão, Atenção e Controle Social. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 14(1):41- 65, 2004.