Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
(DI)VER-SUS OLHARES: A EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DE CAMPINAS, SÃO PAULO
Manuelle Maria Marques Matias, Natasha Pompeu Oliveira, Maria Eunice Waughan Silva, Allan Gomes Lorena, Gabriela Maciel dos Reis, Nelly Nella Efambe, Isabella Canton Grillo, Ana Paula Margarido Silva, César Augusto Paro

Resumo


Caracterização do problema: O Sistema Único de Saúde (SUS) é um modelo oficial público de atenção à saúde que surgiu no Brasil em um cenário de mudanças econômicas e políticas dos anos 80, justificado pela necessidade de um novo modelo que fosse diferente da assistência curativa e individual. O Projeto VER-SUS/Brasil (Vivências e Estágios na Realidade do SUS) tem como objetivo ampliar a formação de estudantes (futuros trabalhadores) para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais e agentes políticos capazes de promover transformações. Descrição da experiência: O VER-SUS/Brasil em Campinas - São Paulo/SP ocorreu no período de 12 a 20 de agosto de 2012, contando com a participação de estudantes de diferentes cursos da área da saúde (nutrição, enfermagem, medicina, terapia ocupacional, fonoaudiologia, saúde pública e farmácia) derivados de diversas instituições de ensino superiores nacionais e internacional. Nesta vivência, os estudantes que ficaram imersos puderam conhecer distintos serviços de saúde que compõe a rede pública de saúde de Campinas (Unidades Básicas de Saúde, Hospitais, serviços de home care, ambulatórios, Centros de atenção Psicossocial, distritos de saúde), além de também aprofundar o conhecimento teórico por meio das discussões relativas ao SUS (participação e controle social, clínica ampliada e cuidado, gestão e financiamento, vigilância sanitária), com uma palestra de abertura, em que se tinha a explanação do assunto e fechamento com uma rodas de conversa, em que eram sanadas dúvidas, inquietudes. Efeitos alcançados/recomendações: Este projeto estimulou os estudantes participantes para reflexão crítica sobre a formação e trabalho no SUS, atingindo os objetivos propostos de fazer com que os estudantes se visualizem como atores sociais, agentes políticos e profissionais de saúde capazes de promover transformações. O projeto VER/SUS-Brasil em Campinas promoveu um contato dos estudantes com os serviços e profissionais da rede pública, propiciando conhecimento sobre as políticas públicas de saúde e a atuação da rede SUS.

Palavras-chave


VER-SUS; Formação em saúde; Sistema Único de Saúde

Referências


Referências

Brasil. Ministério da Saúde. Rede Governo Colaborativo em Saúde. Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS): guia do facilitador. Porto Alegre: Ministério da Saúde; Rede Governo Colaborativo em Saúde, 2012.

CECCIM, R. C. Educação Permanente em Saúde: descentralização e disseminação de capacidade pedagógica na saúde. Ciênc. saúde coletiva vol.10 n.4 Rio de Janeiro Oct./Dec. 2005.

MINAYO, M. C. S. Ciência, Técnica e Arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S. (Org). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis. Rio de Janeiro: Vozes, 1994. 21ª. Edição, 2002.

SANTOS, R. C. Um Ator Social em Formação: da militância à descrição e análise do processo de formação médica no Brasil. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas, 1998.