Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PROMOÇÃO DE CUIDADOS ÀS GESTANTES DE ALTO RISCO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Leidy Dayane Paiva de Abreu, Ana Hirley Rodrigues Magalhães, Tiara Bruna Teodosio Teixeira, Francisca Alanny Araújo Rocha, Janny Karla Menezes Barros, Maria Adelane Monteiro da Silva

Resumo


Introdução: o Programa de educação pelo trabalho para a saúde- PET-Saúde tem como fio condutor a integração ensino-serviço-comunidade, com ações intersetoriais direcionada para o fortalecimento de estratégias para o Sistema Único de Saúde, de acordo com seus princípios e necessidades. Frente aos anseios de utilizar tecnologias leves em saúde com gestantes em enfermaria de alto risco, através de um acolhimento diferenciado e individualizado, direcionado a uma educação em saúde fortalecida, viu-se a relevância de inserir alguns monitores do Pet-Saúde para desenvolverem educação em saúde, visando os processos de relações entre sujeitos. Objetivo: Relatar a vivência com gestantes de alto risco, utilizando-se de tecnologias leves em saúde no processo de cuidar. Metodologia: Relato de vivência com abordagem qualitativa. Ocorrida na maternidade do hospital Santa Casa de Misericórdia, no município de Sobral Ceará, no mês de maio do ano de 2013. Contou com a participação de quatro gestantes. Utilizou-se de conversas sobre a história de vida das gestantes, seus comportamentos e sentimentos frente à vida amorosa, sexual e a materna, bem como possíveis diagnósticos de enfermagem. Após a coleta de dados, foi realizada a análise do conteúdo e realizada intervenções de enfermagem para melhoria e enfrentamento das dificuldades enfrentadas, sendo as principais: ansiedade, medo, relações familiares interrompidas e dor. Resultados: Embora os cuidados as gestantes fosse prestados pelos profissionais da unidade, observamos em vários momentos que o cuidado era muito tecnicista. Percebemos durante as conversas que essas gestantes necessitam de uma escuta detalhada, um olhar mais ampliado que atendam as singularidades de cada uma. Dessa maneira fortalece os aspectos relacionais entre os estudantes e as gestantes, além de proporcionar o bem estar geral das mesmas. Considerações finais: a experiência prática constatou que o Pet-saúde tem proporcionado a entrada de muitos estudantes em unidades de saúde para atuarem, através de medidas educativas, no processo de cuidar, além de está desenvolvendo nos estudantes ferramentas, como escuta detalhada e olhar ampliado, que é fundamental para se aproximar do sujeito que recebe cuidado, além de transmitir maior confiança colabora, também, para se identificar as necessidades singulares de cada sujeito naquele momento.

Palavras-chave


singularidades; gestantes; promoção da saúde.

Referências


MINISTÉRIO DA SAÚDE. Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde-PET-Saúde. Portal de Saúde. Esplanada do ministério bloco G. Brasília-DF., 2011.

BEHEREGARAY, L.R. ; GERHARDT, T.E. A integralidade no cuidado à saúde materno-infantil em um contexto rural: um relato de experiência. Revista saúde e sociedade, São Paulo, V.19, n1.p201 a 2012, 2010.

MENDES GONÇALVES, R.B. Tecnologias e organização das práticas de saúde: carater tecnologicas do processo de trabalho na rede estadual de  centros de saúde de São Paulo: hucitec-abrasco, 1994.