Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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PLANEJAMENTO EM SAÚDE: REFLEXÕES COM ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA
Elisete Casotti, Mônica Vilella Gouvêa, Renata Jorge, Luiz Hubner, Yan Telles Afonso

Resumo


Trata-se do relato de uma experiência pedagógica realizada com alunos do sétimo período de graduação do curso de odontologia da Universidade Federal Fluminense, na disciplina de Odontologia Social e Preventiva VI. Trata-se das atividades referentes ao conteúdo de planejamento em saúde. As atividades de ensino foram estruturadas em cinco etapas, de modo que os alunos experimentassem a metodologia e mobilizassem reflexões sobre a organização da porta de entrada das clínicas odontológicas. O referencial teórico orientador do exercício foi o do planejamento estratégico-situacional. O objetivo foi realizar diagnóstico, análise e proposições para a melhoria do acesso dos pacientes às clínicas da Faculdade de Odontologia da UFF. O desenvolvimento se deu em cinco momentos: Momento I – a disciplina selecionou e discutiu em sala de aula referencial conceitual sobre acesso, cuidado e linha de cuidado em saúde para apoiar e orientar a fase de diagnóstico da entrada dos pacientes na Faculdade. Momento II - Foi realizada uma atividade em grupos, com objetivo de mobilizar os conceitos trabalhados e realizar uma primeira aproximação diagnóstica sobre o acesso dos usuários às clínicas da Faculdade, a partir das experiências vivenciadas pelos alunos. Momento III- Alunos procederam a uma segunda aproximação com o problema, que incluiu: coleta de informações com pacientes, alunos e funcionários; sistematização das memórias e vivências pessoais na FO; observação e registro de um percurso em busca de acesso à Faculdade, e; estudo de sugestões para os problemas identificados. Momento IV Alunos, divididos em grupos realizaram a apresentação do diagnóstico e sugestões, o que resultou numa discussão coletiva. Momento V Utilizando uma matriz de planejamento estratégico, foi sistematizada a produção de todos os grupos, organizado um documento e disponibilizado para o diretório acadêmico e coordenação de curso – como base para uma pauta do Colegiado. Considerou-se que a estratégia mobilizou os alunos e permitiu discutir tanto questões relativas aos procedimentos de planejamento, perfil de organização do acesso nos serviços e de cuidado com o usuário.

Palavras-chave


ensino, planejamento em saúde, metodologia ativa