Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DO ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DO RISCO (ACCR) NO HOSPITAL GERAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS PET-REDES DE ATENÇÃO (SOS-EMERGÊNCIA)
Rodrigo Santos Barros, Letícia Ribeiro Moreira, Camila dos Anjos Santos, Leila Silva Meira, Cleide Arruda Costa, Daniela Teixeira Trindade, Ana Paula Steffens

Resumo


O acolhimento com classificação de risco no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) foi implantado em setembro de 2011, como um serviço pioneiro dentro da microrregião de saúde do sudoeste da Bahia. Esse acolhe e classifica todos os usuários que procuram o serviço de urgência e emergência, buscando a melhor solução/resposta para os problemas de saúde. Mesmo com várias potencialidades e avanços diagnosticados, o serviço de ACCR apresenta algumas barreiras/dificuldades para a prestação de um cuidado adequado em saúde. Os alunos PET produziram um instrumento para coleta de dados que objetiva compreender a rotina do serviço; bem como, acompanhar os usuários pelos diversos setores; mensurar o tempo de atendimento e sua adequação de acordo o protocolo do ACCR. A coleta de informações ocorreu no período compreendido ente 16 de outubro a 04 de novembro de 2013, sendo feita à aplicação do instrumento, nos dias 22 de outubro a 11 de novembro de 2013. Foram acompanhados 41 usuários, desses 80% possuíam nível fundamental incompleto e 96% desconheciam a existência do serviço. Visualizou-se que 58,5% receberam a classificação de risco na cor verde; 36% amarelo e 2,4% para as cores azul e vermelha. Constataram-se alguns desafios entre eles: desconhecimento da população e profissionais sobre como funciona e quais os objetivos da classificação de risco; insuficiência de recursos humanos (médicos e de enfermagem) em relação à alta demanda; insatisfação dos usuários quanto ao tempo de espera para atendimento em diversas etapas do cuidado e a falta de ambiência preconizada pela Política Nacional de Humanização (PNH) para serviços de emergência. Por meio de grupo de discussão entre alunos PET e preceptores, como também, análises obtidas através dos dados coletados, levantamos um conjunto de propostas/recomendações necessárias para a melhoria da assistência ofertada aos usuários, sendo segregadas em duas tabelas no qual continham ações de responsabilidades da direção do hospital e outro voltado aos alunos. A saber: processos de educação permanente e do trabalho para os profissionais que visem à sensibilização da importância/existência do ACCR; educação em saúde para a população com enfoque informativo sobre qual a função e necessidade da classificação de risco nos hospitais; ampliação de recursos humanos, principalmente nos dias considerados de maior fluxo e a produção de uma ambiência com instalações adequadas para o funcionamento do setor de emergência do HGVC.