Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PERFIL DE CONSUMO DE MEDICAMENTOS EM UM CAPSAD NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
Gilvan da Silva Araujo, Thais Ribeiro Ferreira Araujo

Resumo


O Sistema único de Saúde (SUS) tem enfrentado constantes desafios sendo um dos mais recentes a luta para tratar pacientes que fazem uso prejudicial de drogas lícitas e ilícitas. O Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas (CAPSad) é um espaço de saúde onde é possível trabalhar utilizando várias abordagens de tratamento como psicoterapia, oficinas e consultas médicas e praticamente todas as consultas resultam na utilização de medicamentos. O Ciclo de Assistência Farmacêutica é uma ferramenta gerencial utilizada pelo farmacêutico e deve ser utilizada para disponibilizar aos pacientes medicamentos de qualidade, na quantidade adequada e tempo oportuno para garantir o acesso que é um dos fundamentos do SUS. Foi realizada coleta e tratamento de dados no período de janeiro a novembro de 2013 no CAPSad Júlio César de Carvalho a partir de receitas captadas pela farmácia. Com estas informações foi possível traçar o perfil de consumo de medicamentos utilizados no tratamento da dependência química. Não existe ainda nenhum medicamento que leve à cura da dependência de drogas, apenas medicamentos que reduzem a fissura “craving” ou reduzam os efeitos desencadeados pela utilização destas substâncias. Pode-se verificar que algumas classes de medicamentos possuem um perfil de consumo muito mais elevado que outras e através destas informações é possível planejar ações de assistência farmacêutica e também serve de base para monitorar interações medicamentosas e possíveis reações adversas a medicamentos (RAM).

Palavras-chave


ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA, CAPSad, MEDICAMENTOS

Referências


GOMES, Maria José Vasconcelos de Magalhães. Ciências Farmacêuticas: Uma abordagem em Farmácia Hospitalar. São Paulo. Ed Atheneu, 2011;

MARIN, N.; et al. Assistência Farmacêutica para gerentes municipais. Rio de Janeiro : OPAS/OMS, 2004;

OLIVEIRA C P A; FREITAS R M. Instrumento Projetivo para Implantação da Assistência Farmacêutica aos portadores de Transtornos Psicossociais atendidos pelo centro de atenção psicossocial. Revista eletrônica de Saúde Mental Álcool e Drogas. São Paulo. 2008.