Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ARCO DE MAGUEREZ EM PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM – RELATO DE EXPERIÊNCIA NUMA PRÁTICA NA COMUNIDADE.
Margarida Maria Benevides Medeiros, Angela Nirlene Monteiro Vieira, Annatalia Meneses de Amorim Gomes, Maria Iara de Sousa Rodrigues, Sandra Maria Bastos de Macedo Carneiro

Resumo


O trabalho surgiu de uma experiência didática na disciplina Metodologias Ativas, ministrada no curso de Mestrado Profissional Ensino na Saúde da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Com o objetivo de consolidar os conhecimentos adquiridos nesta área, as docentes propuseram como estratégia uma prática na comunidade, através da aplicação de uma metodologia ativa baseada em problemas com o uso do Arco de Charles Maguerez composto pela etapas: 1- Observação da realidade; 2- Pontos-chave; 3- Teorização; 4- Hipótese de solução; 5- Aplicação à realidade. Tal prática se deu em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS), da Secretaria Regional V, na cidade de Fortaleza, em julho de 2013, em que mobilizou-se um grupo de profissionais de saúde composto por 01 enfermeiro, 01 médico, 01 cirurgião-dentista e 2 agentes comunitários de saúde onde todos faziam parte da Estratégia Saúde da Família. Os profissionais identificaram na primeira etapa um problema presente na sua realidade: elevação do número de pacientes portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) nos últimos anos na unidade. Na segunda etapa foram levantados os seguintes pontos-chave: vida sedentária, genética, alimentação, estresse familiar, falta de adesão ao programa, falta de ações preventivas, falta de conscientização por parte do paciente e transferência de responsabilidade. Na terceira etapa do Arco foi encontrada a seguinte teorização: os participantes compreenderam o problema nos aspectos práticos ou situacionais e nos princípios teóricos que o sustentam (Mitre, 2008). Na quarta etapa identificou-se o uso de equipamentos sociais (palestras), realização de atividades físicas, desenvolvimento de grupo de terapia comunitária, contratação e capacitação de recursos humanos, fortalecimento da educação permanente, abastecimento dos insumos em tempo hábil e trabalhar em Redes de Atenção à Saúde como hipóteses de solução para o problema em estudo. Na quinta etapa, para a aplicação à realidade, buscou-se elaborar um plano de cuidados para posterior aplicação naquela unidade de saúde visando à intervenção do problema. Concluiu-se que o método promoveu uma aproximação crítica do aluno com a realidade, possibilitando identificação de problemas e organização de soluções mais adequadas à situação.  .

Palavras-chave


Ensino-aprendizagem, Metodologias Ativas, Arco de Maguerez.

Referências


 

BORDENAVE, J. PEREIRA, A  Estratégias de Ensino Aprendizagem 4 ed. 1989

 

BERBEL, N.N. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos. Interface – Comunicação, saúde, educação. V.2, n.2, 1998

 

CYRINO, E.G. e PEREIRA, M.L.T. Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cad. Saúde pública, Rio de Janeiro, 20(3):780-788, mai-jun,2004

 

MITRE, S. M. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Revista Ciência e saúde coletiva 13(supl 2) 2133-2144, 2008.

 

SOARES, S.M.S A educação médica no séculoXXI: novas tendências de um processo de mudanças. Revista Pediatria 10(1): 47-50, janeiro/junho 2009. Fortaleza-Ce.