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A SAÚDE NA ESCOLA NA PERCEPÇÃO DO ALUNO ADOLESCENTE: UMA CONTRIBUIÇÃO FENOMENOLÓGICA EM MERLEAU-PONTY
Resumo
Vista de forma ampliada, a relação entre saúde e educação pode estabelecer a intersecção para a integração dos saberes acumulados por tais campos, uma vez que os processos educativos e os de saúde e doença incluem tanto conscientização e autonomia quanto a necessidade de ações coletivas e de estímulo à participação1,2,3. O presente estudo tem por objetivos: Compreender a percepção do aluno sobre o serviço saúde desenvolvido na escola, e construir, tomando como base a fala dos alunos, uma proposta de intervenção com foco a proteção, prevenção e promoção à saúde do adolescente. A pesquisa será de campo não experimental, do tipo descritiva e abordagem qualitativa, com enfoque fenomenológico, e referencial teórico de Maurice Merleau-Ponty. Serão realizadas entrevistas, por meio de um roteiro ainda a ser estruturado, tendo como público alvo adolescentes de ambos os sexos, entre 14 a 19 anos, matriculados no primeiro ano do ensino médio, de uma escola da rede pública de um município do interior do Estado do Rio de Janeiro; os aspectos éticos serão obedecidos segundo a resolução 466/12. Espera-se que o estudo traga contribuições para a saúde e educação.
Palavras-chave
Saúde escolar; Educação em saúde; Adolescentes
Referências
BERQUÓ, E. Comportamento sexual da população brasileira e percepção do HIV/AIDS. Brasília (DF): Ministério da Saúde. Secretaria de Política da Saúde. Coordenação Nacional DST e AIDS,2000.
BRASIL. Ministério da Saúde do. Programa Saúde na Escola. Brasília, DF, 2007. Disponível na internet em:< http://portal.saude.gov.br>, acesso em 22.07.2013.
_______.; Ministério da Saúde. Marco Legal, saúde um direito de adolescentes. Brasília: Ministério da Saúde, 2007.