Anais do 11º Congresso Internacional da Rede Unida
Suplemento Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação ISSN 1807-5762
Interface (Botucatu) [online], supl. 3, 2014
Anais do 10º Congresso Internacional da Rede Unida
Suplemento Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação ISSN 1414-3283
Interface (Botucatu) [online], supl. 1, 2012
O COTIDIANO DO SUS ENQUANTO PRINCÍPIO EDUCATIVO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Éric Santos Almeida, Rebeca Silva dos Santos, Rodrigo Santos Barros
Resumo
A formação em saúde continua sendo área crítica no contexto da reorientação da produção do cuidado no setor saúde, permanecendo alheia à organização da gestão setorial e ao debate crítico sobre os sistemas de estruturação da atenção. Aprofunda-se a necessidade de desenvolver perfis profissionais comprometidos ético-politicamente e que atuem como protagonistas das mudanças necessárias nos modelos de atenção e gestão em saúde, e que busque fortalecer o sistema de saúde brasileiro. A educação permanente em saúde surge com a proposta de ação estratégica capaz de contribuir para a transformação dos processos formativos, das práticas pedagógicas e de saúde e para a organização dos serviços, empreendendo um trabalho articulado entre o sistema de saúde, em suas várias esferas de gestão, e as instituições formadoras. O relato descreve a inserção de estudantes de graduações em saúde, no contexto das práticas e ações da Educação Permanente em Saúde, que ocorreu durante o período de março de 2012 a março de 2013, no Hospital Geral de Vitória da Conquista, situado em Vitória da Conquista, Bahia. Partindo da iniciativa da Secretaria de Saúde do estado da Bahia – SESAB, que por meio da Escola Estadual de Saúde Pública – EESP, que desenvolve o programa de estágios não obrigatórios: “O Cotidiano do SUS enquanto princípio educativo”. Durante a experiência, os estudantes foram inseridos na equipe do Núcleo de Educação Permanente e puderam conhecer e se apropriar da discussão conceito-teórica acerca da Educação Permanente em Saúde - EPS, vivenciar o cotidiano das ações, além de participar e promover diversos momentos e espaços de discussão com os profissionais, na busca por propiciar a reflexão acerca da prática e reorientá-la, como se propõe a EPS. A inserção dos estudantes proposta pelo programa de estágio não obrigatório se estabelece como ferramenta de reorientação da formação em saúde, pois aproxima e integra os serviços da Rede ao processo de formação, oportunizando os discentes, estimulando a reflexão crítica e promovendo a vivência interdisciplinar e o contato precoce com os cenários de prática da rede de serviços do SUS. A integração ensino-serviço promove a reflexão e discussão dos processos de formação em saúde, além de impulsionar mudanças curriculares necessárias, visando o adequamento do perfil profissional com as reais necessidades e demandas do SUS. Entretanto experiência como esta, tem oportunizados poucos estudantes, fazendo-se necessário, promover outros espaços de aproximação ensino-serviço e estimular à reflexão crítica dos sujeitos, permitindo o desenvolvimento do comprometimento ético, político e social.
Palavras-chave
educação permanente em saúde; formação e prática em saúde; integração ensino-serviço;
Referências
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