Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
TUTORIA COMO DISPOSITIVO DE ARTICULAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICO NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE HOSPITALAR
Anderson Rio Branco de Menezes, Ilka Elaine Pereira Coutinho, Karla Regina Albuquerque Araújo de Lucena, Dhyego de Lima Nogueira, Erika Valeska da Costa Alves, Ana Paula de Oliveira Coutinho, Lailma Bento de Araújo Marques, Lenilma Bento de Araújo Meneses, Valéria Leite Soares

Resumo


Caracterização do Problema: Visando à formação de profissionais da saúde mais comprometidos com a saúde pública, que rompam com as tradicionais e conservadoras metodologias de ensino-aprendizagem, o Conselho Nacional de Educação lançou Diretrizes Curriculares Nacionais, a fim de estimular a inclusão de metodologias de ensino capazes de orientar a formação de um profissional generalista, crítico e reflexivo, com senso de cidadania e promotor da saúde integral. Para que isto ocorra o enfrentamento de novos desafios, a construção de um currículo integrador e o entendimento da complexidade do binômio saúde-doença são elementos essenciais. Baseado em experiências desenvolvidas na Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Hospitalar do Hospital Universitário Lauro Wanderley este relato surge como uma alternativa à formação de profissionais de saúde, por meio de metodologias ativas para formação técnica e social. Descrição da experiência: A partir desta reflexão pedagógica de ensino-aprendizado, os residentes repensaram suas práticas em saúde por meio de sessões tutoriais, onde casos foram problematizados e resolvidos através de estudos, pesquisas e visitas técnicas. As sessões tutoriais eram realizadas uma vez por semana, em um primeiro momento era apresentado o caso, seguido dos seguintes passos: esclarecer os termos difíceis; listar os problemas; discutir os problemas; formular os objetivos de aprendizado; buscar informações e retorno para resolução do caso. Efeitos alcançados: As sessões tutoriais não são utilizadas como um simples treinamento, mas ampliam a compreensão entre política e gestão, atenção ao cuidado e processo saúde-doença. A relação entre teoria e prática aguça a capacidade crítica dos residentes, buscando fundamentar teoricamente suas práticas no movimento ação-reflexão-ação. Assim, podemos afirmar que nas sessões tutoriais a teoria caracterizou-se como reprodução crítica da prática, não havendo divisão entre os que pensam e os que executam. Recomendações: Priorizar uma orientação pedagógica crítica da realidade social, desenvolvimento de uma consciência totalizadora, sensibilizar os profissionais de saúde desde a graduação para utilização de metodologias ativas. No entanto, faz-se necessário o desenvolvimento de uma abordagem global, onde os problemas agudos apresentados pelos usuários dos serviços de saúde não se tornem apenas expressão do próprio corpo, mas de uma relação maior que interfere no processo saúde doença.