Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
MANICOMIALIZAÇÃO DA IDENTIDADE HOMOAFETIVA: “ONDE VOCÊ VÊ UM ARCO-ÍRIS, EU VEJO UMA BANDEIRA”
Débora Regina Marques Barbosa, Manoel Guedes de Almeida

Resumo


O presente trabalho aborda a construção da identidade homoafetiva em sua dialética com a heteronormatividade. Trata-se de revisão bibliográfica integrativa, de caráter exploratório e qualitativo, com base no Desenho de Ensaio como eixo metodológico, entendida como a ação critico reflexiva de busca sobre determinada temática, de modo a possibilitar a abordagem multifacetada do tema proposto. Para tanto, insere o movimento LGBTTT em seus contextos social, histórico e cultural e sua construção frente à identidade hegemônica, em constante luta por poder e influência, definidores de moralidades e reguladores da dinâmica social ao passo que manicomializa identidades politicamente e reprime qualquer traço subjetivo que as identifique, impondo subjetivamente novos valores e enxergando o Outro tão somente sob a perspectiva do opressor, expropriando os aspectos sociais, psicológicos e a identidade do grupo oprimido. Nessa conjuntura, aborda-se criticamente o contexto LGBTT na atualidade e os desafios e perspectivas para um trilhar futuro.

Palavras-chave


Homoafetividade, LGBTTT, Identidade, Manicomialização, Direitos Humanos.

Referências


  1. RICHARD M. Pânicos morais e controle social- reflexões sobre o casamento gay. Cadernos Pagu (28) janeiro-junho (2007): 101-128
  2. GIL AC. Métodos e técnica de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
  3. RICHARDSON RJ. Pesquisa social: Métodos e técnicas. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
  4. DIMENSTEIN M. O desafio da política de saúde mental: a (re)inserção social dos portadores de transtornos mentais. Mental [online]. 2006, vol.4, n.6, pp. 69-82. ISSN 1679-4427.
  5. IAMAMOTOMV, CARVALHO L. Relações sociais e serviço social no Brasil: Esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 6ed. São Paulo: Cortez/ Celats, 1988.
  6. CORREIA MVC. Controle social na saúde. Serviço Social e Saúde: Formação e Trabalho Profissional, São Paulo: Cortez, 2006.
  7. TAQUES F.J. Movimento LGBT: Algumas especificidade a se considerar. Revista Ártemis, vol. 6, junho de 2007, pp.97-105
  8. THOMAZ, THB. União homossexual: reflexões jurídicas. Jus Navigandi, Teresina, ano 7, n. 64, abr. 2003.