Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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PROJETO ACOLHIMENTO HUMANIZADO
Bruna Ramos de Carvalho, Jaqueline Marques Lara Barata, Breno Santos de Araújo

Resumo


A partir de 2003 a humanização na área da saúde passou a ser discutida mais amplamente com a criação da Política Nacional de Humanização (PNH), que tem como proposta transformar as relações e os modos de agir e produzir saúde (BRASIL, 2004). A Equipe de Humanização de um hospital público de belo horizonte desenvolve vários projetos pautados na PNH, a fim promover práticas humanizadoras envolvendo os beneficiários, acompanhantes, colaboradores e gestores levando em consideração suas características, saberes, desejos, necessidades e as diferentes formas de ser (BRASIL, 2011). O projeto “Acolhimento Humanizado” tem como base as propostas da PNH, que ressalta o acolhimento como uma de suas diretrizes mais importantes para o cotidiano de trabalho da instituição hospitalar, deste modo é necessário pensar que todos os componentes dos serviços de saúde devem ser vistos como protagonistas e corresponsáveis na produção de saúde (BRASIL, 2011). O ato de acolher os beneficiários e colaboradores nos serviços de saúde deve ser entendido como uma postura necessária associada às práticas cotidianas que permita construir uma relação de confiança e compromisso entre beneficiários, as equipes e os serviços buscando alcançar a solidariedade nas relações. (BRASIL, 2010). O acolhimento na porta de entrada só terá sentido se for compreendido como uma transição para o acolhimento nos processos de produção de saúde, uma vez que o contrário pode gerar tanto nos beneficiários quanto nos colaboradores um sofrimento sem necessidade e mais adoecimento físico e das relações (BRASIL, 2010). Assim, as ações do projeto são realizadas no horário de visita, no hall do hospital, promovendo uma escuta qualificada das demandas dos visitantes, além do fornecimento de orientações diversas. Os resultados do projeto são positivos e são percebidos na redução da angustia e ansiedade presentes na chegada dos visitantes e que se prolongam nas diferentes unidades de internação que acessam durante o período de visitas.

Palavras-chave


ACOLHIMENTO;HUMANIZAÇÃO

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. HumanizaSUS: Política Nacional de Humanização: a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS, Brasília: Ministério da Saúde, 2004, 20p.

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Acolhimento nas práticas de produção de saúde, Brasília: Ministério da Saúde, 2 ed., 2010, 44p.

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Programa de formação em saúde do trabalhador, Brasília: Ministério da Saúde, 2011, 44p.