Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
BRINCANDO COM SAÚDE
Roberta Camila Bezerra Lima, Ilka Kassandra Pereira Belfort, Luzimeire Santos Azevedo, Tommaso Bini da Silva Sousa, Sally Cristina Moutinho Monteiro

Resumo


A educação para o autocuidado é aspecto fundamental do tratamento da pessoa com diabetes e sua importância é reconhecida em diversos estudos, realizados em comunidades com diferentes características socioeconômicas e culturais. Desenvolvimento de encontro educacional com pacientes cadastrados no Programa Hiperdia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Antônio Guanaré, localizada no bairro Coroadinho, São Luís/MA. Houve o agendamento e a divulgação da data, por meio das agentes comunitárias de saúde (ACS), para a realização do encontro, onde foram abordados, por meio de um bingo educacional desenvolvido pela própria equipe executora, aspectos da etiologia, fisiopatologia e possíveis complicações do diabetes mellitus, reforçando a importância do autocuidado, da prática de atividades físicas, alimentação balanceada e mudança de hábitos de vida, em geral, por parte do paciente. Ao final da ação, foi aplicado um questionário cuja finalidade foi sondar o nível de satisfação dos usuários quanto ao tema, conteúdo e utilidade do encontro e quanto à equipe técnica envolvida. O encontro educacional ocorreu em duas ocasiões, onde contou com a presença de 10 e 15 usuários cadastrados, além da participação da enfermeira e de duas ACSs da ESF. Após breve explanação da temática, o bingo foi realizado com sucesso, e a cada assunto levantado durante o jogo houve a interação entre os usuários e a equipe, onde foi possível sanar dúvidas, partilhar experiências e reforçar a importância da participação do paciente na melhora/estabilidade clínica de seu estado de saúde. O encontro foi bem avaliado pelos participantes, os quais solicitaram mais ações como esta com a abordagem de temas variados (hipertensão, osteoporose, doença sexualmente transmissível, entre outros). Diante da vivência, inicialmente tímida, foi possível ter convicção que atividades neste contexto são de grande importância para a comunidade, uma vez que, assumir o papel de educador em saúde, demonstra sua importância no direcionamento do cuidado individual e coletivo e estabelecendo vínculos com a comunidade. A estratégia do bingo educativo é eficaz na construção do conhecimento proposto, auxiliando não só no processo de reflexão a respeito da saúde e cuidado do indivíduo, como do conteúdo apresentado e a aproximação do discente com a prática profissional.

Palavras-chave


Educação em saúde; Diabetes; Saúde coletiva

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Plano de reorganização da atenção à hipertensão arterial e ao diabetes mellitus. Brasília, Ministério da Saúde, 2001.

___.____.  ORGANIZAÇÃO  PAN-AMERICANA  DA  SAÚDE. Avaliação do Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes mellitus no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde; 2004.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 26 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.